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Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Lemes especiais de rebocadores convencionais – Movable flap rudder Responder a: Lemes especiais de rebocadores convencionais – Movable flap rudder

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Diller
Espectador

Boa noite mestre,

Minha dúvida surgiu quando eu estava estudando a vídeo aula número 3 do TUP , minuto 36:08, gravada pelo instrutor Felipe . Mas agora revendo o assunto , acho que entendi. Ele quer dizer que mesmo com algum seguimento a ré , que pode acontecer em alguns lemes que o angulo do flap pode chegar a mais de 90 graus , o rebocador consegue girar no msm ponto . Né? Pois a partir de 90 graus de angulo de flap , o leme começa a gerar propulsão para ré, jogando fluxo de água para vante, né?

Outra coisa que percebi mestre , a terceira edição do TUG além de adicionar uma quantidade considerável de assunto , fez algumas modificações e alterações né ? Um exemplo é o trecho que o sr citou da edição 2 e esse msm trecho na edição 3 . O angulo máximo está diferente e nesse trecho(edição 2) fala que com máquina a ré , esse leme tem quase a msm eficiencia que o convencional , e na edição 3 já fala que a eficiência é pior com máquina a ré . Isso muitas vezes me gerar dúvidas na abordagem e estratégia de estudo a seguir exatamente. O sr mantém sua opinião que o ideal a se fazer é estudar de forma focada para a edição 2 , pelo fato dela está na Normam 12 , e quando for alterada ou sair um novo edital , a gente mudar a abordagem ??

Grato pela atenção.

Diller