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“O tipo de berço influencia a velocidade lateral de aproximação que, por sua vez, influencia no BP necessário para parar o navio lateralmente”
Essa minha frase advém das equações que o livro apresenta na pag 74:
Para berços abertos: 0.09 do Deslocamento x Velocidade ao Quadrado / Distância do Berço
Para berços sólidos: 0.07 do Deslocamento x Velocidade ao Quadrado / Distância do Berço
Refraseando: o “tipo de berço”, a “velocidade de aproximação”, a “distância do berço” e o “deslocamento do navio” determinarão o o bollard pull (BP)necessário para parar o navio de maneira segura.
A minha frase acima passou a impressão de uma relação de causa linear entre tipo de berço -> velocidade lateral do navio -> BP. Na verdade a relação é bem mais complexa e não linear. Simplesmente, queremos calcular o BP do rebocador e devemos levar em consideração as outras variáveis influentes (tipo de berço, distancia lateral do berço, velocidade lateral e deslocamento do navio).
Sds.
Renato