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Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) efeitos centro de pressão e ponto de tração mais AV para rebocadores na popa Responder a: efeitos centro de pressão e ponto de tração mais AV para rebocadores na popa

#3476

Eduardo,

PT (distância entre propulsor e ponto de reboque) é bom.

CT (distância entre centro de pressão e ponto de reboque) não é bom.

Isso parece estar claro para você. Dito isso:

1 – TRATOR – Deslocar o ponto de reboque para vante no VS, diminui o CT, o que é BOM (diminuir aquilo que é ruim é BOM :-)) e aumenta a força no cabo de reboque. Por outro lado, trazer o ponto de reboque para próximo do centro de pressão lateral a meia-nau aumenta a probabilidade de emborcamento (vide rebocador convencional). Diminuindo a segurança, naturalmente a performance cairá em função principalmente das precauções necessárias ao não emborcamento, posições limites de reboque, etc.; apesar do aumento pequeno da relação PT/CT.

2 – ASD/Trator-reverso – sua análise está certa. Entretanto, a segurança não é afetada pois o ponto de reboque já está quase na proa. Nesta condição, não há risco de emborcamento. O rebocador no pior cenário ficará afilado à corrente.

Sds.

Renato