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Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT Questão 27 (Cap 2) do SHFTM Responder a: Questão 27 (Cap 2) do SHFTM

#3108
fabio
Mestre

Jiboia,

Entendo que se não houver mudança no blockage factor, não existe estudo conclusivo sobre mudança no squat pelo perfil do canal apenas. Quando ele fala que o navio sofreu mudança no squat por mudança na simetria, sem mencionar o blockage factor, entendo estar implícito que mudou também o segundo.

Cito as duas frases abaixo, tiradas do mesmo trecho do livro onde voce tirou as suas, para embasar minhas conclusões.

7. Squat varies as ships pass through channels with changing symmetry as the blockage factor changes. (pg 95)

The change occurs each time the symmetry of the channel changes. The cause of this change is not obvious although it may be due to changing blockage factors or to disruption of what is otherwise a stable condition as the ship proceeds along the channel. pg 98.

O SHFM é um livro que não tem muito compromisso com a precisão técnica típica dos trabalhos acadêmicos. Ele solta frases no contexto de uma discussão informal. Não tem como questionar o resultado de um trabalho acadêmico sem conhecer seu conteúdo completo.

att,
Fabio