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Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT Questão 27 (Cap 2) do SHFTM

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    • #3106
      jiboia
      Espectador

      A seguinte questão de fixação do livro pergunta:

      “Changes in the shape of a channel have no affect on squat as long as the blockage factor does not change. (Pages 95 and 98)”

      Daí no livro o autor comenta:

      “Tests showed the draft for a 612-foot-long by 95-foot-beam bulk carrier changed by as much as 2 feet while proceeding at a moderate speed when the shape of a 1,000-foot-wide channel changed so THE EFFECT OF CHANGING CHANNEL SYMEMETRY ON DRAFT CAN BE SIGNIFICANT. A ship could ground if the pilot does not minimize speed when channel width and symmetry are changing from one area to another.’

      OU seja, nessa passagem ele não comenta nada sobre fator de bloco.

      Já em outra passagem (p. 95) o autor comenta:

      “Squat varies as ships pass through channels with changing symmetry as the blockage factor changes”

      Então para mim não ficou claro se, Segundo o autor, haverá mudança no squat devido apenas à mudança na simetria do canal, independentemente de haver mudança no fator de bloco.

      Agradeço se alguém mais experiente puder me tirar essa duvida!

      • Este tópico foi modificado 8 anos, 6 meses atrás por jiboia.
    • #3108
      fabio
      Mestre

      Jiboia,

      Entendo que se não houver mudança no blockage factor, não existe estudo conclusivo sobre mudança no squat pelo perfil do canal apenas. Quando ele fala que o navio sofreu mudança no squat por mudança na simetria, sem mencionar o blockage factor, entendo estar implícito que mudou também o segundo.

      Cito as duas frases abaixo, tiradas do mesmo trecho do livro onde voce tirou as suas, para embasar minhas conclusões.

      7. Squat varies as ships pass through channels with changing symmetry as the blockage factor changes. (pg 95)

      The change occurs each time the symmetry of the channel changes. The cause of this change is not obvious although it may be due to changing blockage factors or to disruption of what is otherwise a stable condition as the ship proceeds along the channel. pg 98.

      O SHFM é um livro que não tem muito compromisso com a precisão técnica típica dos trabalhos acadêmicos. Ele solta frases no contexto de uma discussão informal. Não tem como questionar o resultado de um trabalho acadêmico sem conhecer seu conteúdo completo.

      att,
      Fabio

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