Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Pivot Point x Diametro de giro. Responder a: Pivot Point x Diametro de giro.

#2499

Olá Elton, feliz 2015, ótimos estudos!

Vamos lá:

Esta passagem do livro TUP está realmente incorreta. Este é um dos poucos erros constantes nesta bibliografia.

A lógica é a seguinte:

Navios bojudos (relação comprimento/boca menor) são mais instáveis direcionalmente. Isso significa que eles atingem altas taxas de guinadas. Dito isso, eles farão uma curva de giro mais fechada/acentuada (traduzindo, a velocidade angular (lateral) da popa será bem maior que a velocidade angular da proa). Ora, o ponto pivô (PP) é local no navio onde não existe movimento lateral e, se o navio está praticamente “rabeando”, isso deixa claro que o PP está mais avante.

1) Shiphandling for the mariner está correto
2) Correto, pois são mais instáveis direcionalmente, ….
3) Correto. Na verdade, é ao contrário. Quanto menor a curva de giro, significa que o PP está mais avante.

Esta lógica vale para qualquer tipo de embarcação.