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Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Pivot Point x Diametro de giro.

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    • #2492
      elton
      Participante

      Fabio, Renato

      Nessa passagem do Tug use in Port quando ele diz : “Beamy full bodied ship have a smaller turning and further aft pivot point than slender ships” na pag: 44

      Gostaria de esclarecer 3 perguntas:

      1) Para o Shiphandling for the mariner ele deixa claro que o correto seria dizer que o “Beamy full bodied ship” tem um Ponto Pivot mais a Vante do que um “Slender Ship”
      2) Quando o navio está Trimado pela PROA o seu ponto pivot está mais para vante?
      3) Quanto mais a vante estiver o Pivot Point menor diametro de giro?

      Essas respostas também valem para rebocadores???

      Att, Elton Barros

    • #2499

      Olá Elton, feliz 2015, ótimos estudos!

      Vamos lá:

      Esta passagem do livro TUP está realmente incorreta. Este é um dos poucos erros constantes nesta bibliografia.

      A lógica é a seguinte:

      Navios bojudos (relação comprimento/boca menor) são mais instáveis direcionalmente. Isso significa que eles atingem altas taxas de guinadas. Dito isso, eles farão uma curva de giro mais fechada/acentuada (traduzindo, a velocidade angular (lateral) da popa será bem maior que a velocidade angular da proa). Ora, o ponto pivô (PP) é local no navio onde não existe movimento lateral e, se o navio está praticamente “rabeando”, isso deixa claro que o PP está mais avante.

      1) Shiphandling for the mariner está correto
      2) Correto, pois são mais instáveis direcionalmente, ….
      3) Correto. Na verdade, é ao contrário. Quanto menor a curva de giro, significa que o PP está mais avante.

      Esta lógica vale para qualquer tipo de embarcação.

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