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- Este tópico contém 7 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 2 meses atrás por fabio.
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7 de agosto de 2014 às 22:22 #2145benicioParticipante
Poque um leme mais efetivo ocasiona um menor tempo para a 2° execução da guinada, um maior ângulo de overshoot, mas uma MENOR largura de overshoot????
Victor
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8 de agosto de 2014 às 16:31 #2148fabioMestre
Vou dar a minha resposta, pois o PNA não explica o motivo, apenas afirmando o fato.
Um leme mais efetivo torna o navio mais rápido em alterar a proa, dando menos tempo para o navio ficar abatendo para o lado contrário da curva antes que a ação hidrodinâmica vença a inércia . Lemes mais efetivos também estão associados a navios de menor inércia, que é a causa primária da largura do overshoot.
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11 de agosto de 2014 às 14:36 #2167Sierra PilotsMestre
Aqui vai outra tentativa:
1) Leme mais efetivo, rate of turn obtido mais rápido, guinada mais rápida, menor tempo.
2) O leme mais efetivo imprime grande rate of turn que leva mais tempo para ser vencido (mesmo que seja pelo próprio leme efetivo que o criou…….o fator positivo tem seu lado negativo)
3) Menor distância é uma conclusão lógica, explicada pelo Fabio acima.Renato
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8 de setembro de 2014 às 14:35 #2254benicioParticipante
Mas e o angulo do overshoot, pq ele aumenta?
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8 de setembro de 2014 às 15:10 #2255benicioParticipante
Outra pergunta,
Pq K/T sugere boa controlabilidade como um todo somente se a estabilidade não for maior que o normal ou necessario? Ela não é um indicativo ruim de cousekeeping por possuir uma natureza dubia?
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8 de setembro de 2014 às 17:41 #2256fabioMestre
Benicio,
Vou dar novamente minha versão , pois o livro também nao explica por que, somente afirma que o angulo de overshot tbem aumenta com um leme mais efetivo.
Na minha opiniao a resposta está relacionada à inercia que um leme mais efetivo provoca no casco, e depois não consegue quebrar. Lembre-se do vídeo da açao do leme sobre o casco, e da diferença de magnitude das forças hidrodinâmicas do leme e do casco ( cerca de mil vezes maior ).A questão do K/T é justamente sua natureza dúbia. Voce nao consegue distinguir uma lancha ( K grande) de um navio lerdo (T pequeno ), por exemplo. Por isso talvez que índices de controlabilidade nunca caíram na prova, dado a dificuldade que encontrar algum que possa ser traduzido num teste múltipla escolha de forma inquestionável.
abs,
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11 de setembro de 2014 às 15:57 #2267benicioParticipante
Outra pergunta,
Na página 208 do livro, ele afirma que a estabilidade aumenta com a diminuição do T. Porém nos slides, consta que para T pequenos, temos uma rápida resposta do leme e uma baixa estabilidade, o que para mim faz mais sentido. Vcs poderiam verificar isso?
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12 de setembro de 2014 às 18:25 #2277fabioMestre
Benício,
a frase a que voce se refere é essa abaixo ?
A highly maneuverable ship (with high responsiveness to rudder and both good turning and
low course stability) will have a small value of T’ and a large value of K’.Se for, não é bem isso que ela diz. Ela menciona apenas que navio com alta manobrabilidade tem K alto e T baixo ( e também baixa estabilidade associada a um leme muito efetivo ).
Se voce quer minha opinião sincera, não creio que o examinador se arrisque nessa seara.
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