Praticagem no Brasil
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    • #5945
      leandro.ulbricht
      Espectador

      Section 4 – Interaction Between Hull and Propeller

      Ao aumentar a wake no propulsor estou diminuindo a Va, como consequência(pela Momentum Theory) trabalho com um Ct mais elevado: CT=T/0,5…Va². Um propulsor que trabalha com CT mais elevado é menos eficiente. NI= (…)/Ct.

      Ocorre que quando o PNA trata da interação casco propulsor, o valor da eficiencia relativa rotativa fica entre 1,0 e 1,1 para os SS. Ou seja, No caso de um SS o propulsor é mais eficiente quando esta instalado behind the hull sob a influencia de uma esteira…

      Gostaria de saber qual a diferença de situação para o PNA tratar de forma diferente a eficiencia do propulsor na esteira em diferentes partes do livro.

      Obrigado

      Leandro

    • #5946
      fabio
      Mestre

      Leandro,

      O PNA não é um livro que conta uma história linear, cujos pontos podem ser facilmente ligados. É um apanhado de trechos de publicações acadêmicas. O autor parte do principio que o leitor é um profundo conhecedor destes trabalhos acadêmicos.

      E eficiência relativa rotativa é um número teórico usado para calcular o coeficiente quasi propulsivo, este sim tem um significado prático. Não faz sentito pensar em um sistema com eficiência maior que 1, isso é irreal.

      Veja a definição no slide 3.19 do módulo propulsão: “a razão de torque entre um propulsor com a mesma Va e mesmo RPM estando atrás do casco ou em água aberta“. Isso é a definição, e serve para colocar em uma outra fórmula e calcular a eficiência propulsiva. Trata-se de uma manobra matemática. Não tente colocar a eficiência relativa propulsiva no mundo real, ela não fará sentido. Nada pode ter uma eficiência maior que 100%.

      Para prova, voce deve saber apenas a definição e a finalidade. Para entender o contexto inteiro, voce teria que conhecer profundamente os trabalhos acadêmicos citados no PNA, o que nem sempre é alcançável.

    • #5948
      leandro.ulbricht
      Espectador

      Entendi. Ok Fabio Obrigado!

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