Praticagem no Brasil

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    • #2897
      Rodolfohern
      Participante

      Olá Fábio/Renato,

      Tive algumas dúvidas quanto as características do VMAX Vessel.

      (i) no material diz é preciso menos leme para iniciar e quebrar uma guinada. Contudo vemos no mesmo slide com navios com L/B reduzida tem uma instabilidade direcional, o que exige mais leme para quebrar uma guinada.
      Estes dois pontos não estão se contradizendo?

      (ii) o que o autor quis dizer com “governo com mais tempo com máquina parada”?

      (iii) “Pequenos ângulos de banda aumentam consideravelmente o calado”. Qual a relação entre banda e o aumento do calado? Não lembro de estudado nada sobre isso.

    • #2918

      Olá Rodolfo,

      O projeto dos navios VMAX visa ter um petroleiro mais efetivo que um VLCC comum – http://www.stenabulk.com/en/our-fleet/Pages/stena-v-max.aspx

      Como o VMAX possui dois skegs e dois lemes grandes, ele é mais estável direcionalmente. Isso significa menos leme para iniciar e quebrar as guinadas do que o requerido por um VLCC tradicional. Por esta mesma razão, ele governa melhor (responde ao leme) quando navegando com máquinas paradas.

      Como o VMAX é muito largo, qualquer balanço lateral (roll), gera um afundamento considerável nos bordos, restringindo seu calado (que é uma das suas vantagens).

      Sds.

      Renato

    • #2941
      Rodolfohern
      Participante

      Obrigado Renato pelos esclarecimentos.

      Pelo o que entendi, podemos dizer que o VMAX é uma exceção à regra de L/B reduzida?

      Pois o VMAX é um navio de baixo L/B (alto L, mas também alto B), e o fato dele possuir duas hélices e 2 lemes compensa a instabilidade direcional.

      Obrigado.

    • #2942
      Rodolfohern
      Participante

      Olá Renato, vi a resposta do outro tópico e percebi a confusão dos conceitos. Desculpe, pode desconsiderar a pergunta acima.

      Obrigado pelos esclarecimentos.

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