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Home 2022 Fóruns PNA – Propulsão Turbinas a Vapor

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    • #5921
      Hugo Marins Silva
      Espectador

      Há uma questão no QUIZ em que, versando sobre as turbinas a vapor, a assertiva “Uma única turbina é utilizável tanto para baixas como para altas potências” é dada como falsa.

      Eu não consegui entender o significado dessa frase, ou o porquê dela ser falsa.

      Na página 128, o PNA afirma:

      The turbine delivers a uniform turning effort, is eminently suitable for large-unit power output, and can utilize very high-pressure inlet steam over a wide range of power to exhaust at very low pressures. The thermal efficiency is consequently reasonably high and the fuel consumption of large turbines is as low as 0.30 kg of oil per kWhr (0.49 lb per hphr). Under over-load conditions a turbine delivers approximately con-stant power for a given throttle setting.

      Quando ele diz que a turbina “can utilize very high-pressure inlet steam over a wide range of power to exhaust at very low pressures”, fiquei com a impressão de que a mesma turbina seria utilizável tanto para baixas como para altas potências.

      Como é essa questão da variação da potência na turbina a vapor?

      Também gostaria de entender o que significa a frase “is eminently suitable for large-unit power output”. O que seriam essas large-unit power output? O que seria exatamente essa “vantagem” das turbinas a vapor?

    • #5928
      fabio
      Mestre

      Hugo,

      Em primeiro lugar a frase será corrigida. Quis dizer : Uma única turbina é utilizada para marcha avante ou a ré.

      A turbina é uma máquina que entrega potência constante, enquanto o motor diesel entrega torque constante. A turbina é em teoria uma máquina térmica mais eficiente, mas na prática a instalação eficiente ocupa muito espaço, só se justificando em navios muito grandes (demandam muita potência) que tem espaço disponível. Equipava os VLCCs até a década de 70-80. Hoje a tecnologia tornou o motor diesel tão eficiente quanto, além de mais versátil. Não se constroem mais navios mercantes movidos à turbina.

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