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- Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 6 meses atrás por lbmaiarj.
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23 de março de 2014 às 12:24 #1772lbmaiarjParticipante
Questao slide 34/34
“A resistencia friccional por unidade de deslocamento é maior nos navios mercantes em lastro do que se estivessem totalmente carregados.” Resp: V
Aqui acho q estou com dificuldade no entendimento do conceito de: deslocamento, lastro e totalmente carregados.
O navio totalmente carregado nao teria um deslocamento menor e uma RF total maior que o navio em lastro devido a sua maior area molhada?
Em lastro o navio, usando a mesma potencia, teria um deslocamento maior uma RF menor, sendo assim, entendi que a RF/deslocamento é maior nos carregados. -
24 de março de 2014 às 13:04 #1774fabioMestre
Deslocamento é a massa do navio, em toneladas. Um navio totalmente carregado tem mais deslocamento do que um navio em lastro, e o ganho de massa é proporcionalmente muito maior que o ganho de area de superfície molhada, quando passamos da condição em lastro para carregado.
Veja o vídeo que acabei de postar no youtube para responder sua dúvida:
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25 de março de 2014 às 14:48 #1784lbmaiarjParticipante
Fabio,
Alem da condicao de “totalmente carregado” e de “latro”, existem outras possibilidades? Por exemplo, o navio pode estar sem carga e sem lastro?Pergunto isso, pois na questao acima que retirei do material, vc expressamente compara o navio em lastro com o navio totalmente carregado.
Ja o PNA fala que o navio em lastro, a área molhada / deslocamento e a frictional resistance / deslocamento ficam aumentadas, no entanto, nao estabelece expressamente um referencial, ou seja, se ficam aumentadas em relacao ao totalmente carregado ou nao.
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25 de março de 2014 às 12:43 #1783lbmaiarjParticipante
Muito bom!
De fato o meu problema era o conceito de “deslocamento”, pois considerei como sendo a distancia percorrida.
Obrigado
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26 de março de 2014 às 15:38 #1788lbmaiarjParticipante
Fabio,
Alem da condicao de “totalmente carregado” e de “latro”, existem outras possibilidades? Por exemplo, o navio pode estar sem carga e sem lastro?Pergunto isso, pois na questao acima que retirei do material, vc expressamente compara o navio em lastro com o navio totalmente carregado.
Ja o PNA fala que o navio em lastro, a área molhada / deslocamento e a frictional resistance / deslocamento ficam aumentadas, no entanto, nao estabelece expressamente um referencial, ou seja, se ficam aumentadas em relacao ao totalmente carregado ou nao.
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