Praticagem no Brasil
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    • #1772
      lbmaiarj
      Participante

      Questao slide 34/34

      “A resistencia friccional por unidade de deslocamento é maior nos navios mercantes em lastro do que se estivessem totalmente carregados.” Resp: V

      Aqui acho q estou com dificuldade no entendimento do conceito de: deslocamento, lastro e totalmente carregados.

      O navio totalmente carregado nao teria um deslocamento menor e uma RF total maior que o navio em lastro devido a sua maior area molhada?
      Em lastro o navio, usando a mesma potencia, teria um deslocamento maior uma RF menor, sendo assim, entendi que a RF/deslocamento é maior nos carregados.

    • #1774
      fabio
      Mestre

      Deslocamento é a massa do navio, em toneladas. Um navio totalmente carregado tem mais deslocamento do que um navio em lastro, e o ganho de massa é proporcionalmente muito maior que o ganho de area de superfície molhada, quando passamos da condição em lastro para carregado.

      Veja o vídeo que acabei de postar no youtube para responder sua dúvida:

      • #1784
        lbmaiarj
        Participante

        Fabio,
        Alem da condicao de “totalmente carregado” e de “latro”, existem outras possibilidades? Por exemplo, o navio pode estar sem carga e sem lastro?

        Pergunto isso, pois na questao acima que retirei do material, vc expressamente compara o navio em lastro com o navio totalmente carregado.

        Ja o PNA fala que o navio em lastro, a área molhada / deslocamento e a frictional resistance / deslocamento ficam aumentadas, no entanto, nao estabelece expressamente um referencial, ou seja, se ficam aumentadas em relacao ao totalmente carregado ou nao.

    • #1783
      lbmaiarj
      Participante

      Muito bom!

      De fato o meu problema era o conceito de “deslocamento”, pois considerei como sendo a distancia percorrida.

      Obrigado

    • #1788
      lbmaiarj
      Participante

      Fabio,
      Alem da condicao de “totalmente carregado” e de “latro”, existem outras possibilidades? Por exemplo, o navio pode estar sem carga e sem lastro?

      Pergunto isso, pois na questao acima que retirei do material, vc expressamente compara o navio em lastro com o navio totalmente carregado.

      Ja o PNA fala que o navio em lastro, a área molhada / deslocamento e a frictional resistance / deslocamento ficam aumentadas, no entanto, nao estabelece expressamente um referencial, ou seja, se ficam aumentadas em relacao ao totalmente carregado ou nao.

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