Praticagem no Brasil
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    • #1919
      philip sa
      Participante

      Por gentileza, Fabio tenho uma Duvida em relação ao quiz.

      A questão incorreta, que corresponde a resposta devida diz:

      Calcular a resistencia friccional do modelo, com base no RN do navio usando a tabela do ITTC.

      Nao Consigo entender o motivo de esta resposta ser incorreta.
      Poderia me explicar o motivo, e qual seria a maneira correta de se achar p CF.
      Pois aparentemente devemos acha-la pelo RN correspondente pela Funcao, e a tabela devida e a do ITTC não?

      Muito obrigado

    • #1920
      fabio
      Mestre

      Philip

      em qual pagina/slide está a pergunta?
      att,
      Fabio

    • #1921
      philip sa
      Participante

      Ola Fabio !!!

      e na pagina 32/32 do modulo “resistencia friccional”
      e um quiz para escolher a resposta incorreta entre 5 opcoes

      muito obrigado!

    • #1922
      fabio
      Mestre

      Philip,

      Esta é uma questão relativamente fácil que tenta confundir o aluno com bombardeio de termos complexos. A afirmação está incorreta por que o Reynolds Number de navio e modelo são diferentes, ao contrário de Fn que é igual. Isso é uma questão chave no entendimento dos conceitos gerais de resistência hidrodinâmica.

      espero ter esclarecido

    • #1923
      philip sa
      Participante

      Sim esclareceu muito bem!

      Agora inclusive acabou de chegar a apostila, que tem varias informações a este respeito que eu não tinha visto ainda.

      Eu acredito pelo que entendi Fabio, o Numero de Reynolds, incluiu muito mais variáveis que no modelo, sao diferente do navio, inclusive para se manter a proporcionalidade e alterada velocidade, por isto Reynolds da diferente, isto muda tbm a viscosidade ne? (acredito eu rsrs não sei se esta certo)

      Mas por que enato vc diz no audio que e e achado o FN através do RN, seria somente como uma base no estudo, somente restrito ao modelo e não ao navio real?

    • #1924
      philip sa
      Participante

      Fabio !!
      Relendo seu livro que chegou, acredito que ja cheguei a própria resposta!
      Para obter um Fn correspondente as velocidade no modelo resulta se em RN diferentes.
      Poxa que legal entendi esta bem claro aqui no livro!!

      Mto obrigado

    • #2061
      Mário Barbosa
      Participante

      Fábio com base na afirmação acima onde vc diz no posts número #1922″ o Reynolds Number de navio e modelo são diferentes, ao contrário de Fn que é igual.”

      – Você quer dizer que se eu tiver um modelo geometricamente similar a um navio e estando ambos navegando na mesma velocidade V então o Fn de ambos serão iguais e a Rn de ambos serão diferentes ?

    • #2077
      fabio
      Mestre

      Exatamente. Rn vai ser menor no modelo, como se pode ver no gráfico, e Fn terá que ser igual pra valer a “froude’s law of comparison”.

      * Corrigindo : onde voce escreveu “mesma Velocidade” entenda “velocidade correspondente”. No contexto da similitude, não existem velocidades iguais.

      • Esta resposta foi modificada 9 anos, 4 meses atrás por fabio.
      • Esta resposta foi modificada 9 anos, 4 meses atrás por fabio.
    • #2480
      fabiocduarte
      Participante

      Fábio

      Quanto à colocação do colega Mário, acima :

      –Você quer dizer que se eu tiver um modelo geometricamente similar a um navio e estando ambos navegando na mesma velocidade V então o Fn de ambos serão iguais e a Rn de ambos serão diferentes ?

      Para os Fn serem iguais as velocidades não precisam estar na razão da raiz quadrada das suas dimensões lineares? Se modelo e navio estiverem na mesma velocidade os Fn serão diferentes não?

      Abs.

      Fábio Duarte

    • #2482
      fabio
      Mestre

      Voce tem razão, passou batido essa questão de velocidades iguais. Isso não faz sentido para o contexto da teoria da similitude. Vou corrigir o post anterior.

    • #2485
      fabiocduarte
      Participante

      Valeu Fabio.

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