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Home 2022 Fóruns PNA – Propulsão slip ratio x ângulo de ataque

Visualizando 13 respostas da discussão
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    Posts
    • #2957
      jchfn
      Participante

      Fábio, Renato, boa noite.
      No slide 21 de PNA/propulsão/interação hullxpropeller, considerou-se verdadeira a alternativa que afirma que o aumento do real slip ratio aumenta o efetivo ângulo de ataque da pá do propulsor.
      Estou tendo dificuldade para entender isso, pois vendo a figura do slide 19 eu tinha entendido exatamente o contrário.
      Obrigado.

    • #2962

      JC,

      Está correto sim!

      Do slide 19, se o navio encontra-se parado (sem velocidade de avanço – Va), slip será igual ao passo (Pn = SLIP). A partir do momento em que existe Va, o SLIP vai diminuindo, assim como o real ângulo de ataque.

      Sds.

      Renato

      • Esta resposta foi modificada 8 anos, 10 meses atrás por Sierra Pilots.
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    • #2995
      jchfn
      Participante

      Boa noite Renato,
      Desculpe, mas ainda não compreendi.
      Talvez minha dificuldade esteja sendo o conceito de “real ângulo de ataque” ou “efetivo ângulo de ataque”.
      O ângulo de ataque é invariável para uma mesma pá, certo?
      O real ângulo de ataque seria o formado por SÂL?
      Obrigado,
      JC.

    • #3005
      fabio
      Mestre

      JC,

      Acho que entendi a origem da sua dificuldade. O angulo de ataque nao e invariavel, pelo contrario, ele muda com a velocidade de avanco Va, para cada secao da pa do helice.
      A figura anexa no post anterior , nao mostra o angulo de ataque, apenas tentamos estabelecer uma analogia entre o slip e o angulo de ataque, que variam da mesma forma com a velocidade de avanco.

      Esta questao nao e trivial, por isso fiz ate um video para demonstra-la, que esta no slide 13 do mesmo capitulo.

      ps – desculpe a falta de acentuacao, estou usando um computador que nao faz.

    • #3008

      Tentando ajudar:

      Embarcação parada na água gerando empuxo (rebocador). Imaginemos que não existe velocidade de avanço de nenhum tipo (corrente).
      Não existe Va. O ângulo de ataque será “igual” ao ângulo de passo formado por “MAL”.

      Embarcação com avanço na água.
      Com a introdução da Va, surge o conceito do SLIP que é o que sobra de nosso Passo (Pn) diminuída a Va. Nosso novo (efetivo) ângulo de ataque agora será formado “SAL” (ângulo do SLIP).

      Sds.

      Renato

      • Esta resposta foi modificada 8 anos, 9 meses atrás por Sierra Pilots.
    • #3206
      FELIPE SA
      Participante

      Fabio/Renato,

      Aproveitando a dúvida do nosso colega, gostaria de observar o seguinte:

      Fazendo uma analogia entre as figuras 1 e do 2 do meu anexo, é possível inferir que:

      * Com a diminuição de Va, o ângulo TETA 1 = ALPHA (ângulo do fluxo incidente/ataque) também diminuirá. Logo, o SLIP e seu ângulo TETA 0 = ALPHA 0 aumentarão.

      Então, como dizer que com o aumento da velocidade Va, o ângulo de incidência TETA 1 diminuirá ?

      Poderiam detalhar ?

      ps.: Já ví a animação de vcs que diz que com o aumento da velocidade, o ângulo de incidência diminui, ou seja, são inversamento proprocionais. Mas, agora analisando essas figuras do anexo, me veio a dúvida !

    • #3207
      fabio
      Mestre

      Felipe,

      Não veio o seu anexo. Edite seu post e anexe novamente.

    • #3208
      FELIPE SA
      Participante

      Veja se foi agora. Caso não, gentileza instruir pois não vejo nada para uploadar no sistema apenas o botão procurer.

    • #3209
      fabio
      Mestre

      Felipe,

      Voce tem que editar um post já criado por voce e anexar o arquivo nele. Quando voce cria um post novo, ele não anexa.

    • #3210
      FELIPE SA
      Participante

      Fabio, não sei onde clicar para fazer a edição que vc menciona. Alias, nem sei se criei um “post” na verdade pois apenas cliquei em responder e tentei procurer/anexar o arquivo.

      Não vejo nenhum botão de editar na primeira resposta que escrevi ou algo assim.

      Bom, sem problemas, não esquenta a cabeça.

      Abçs.

    • #3211
      fabio
      Mestre

      Me manda por email se preferir.
      A opção de editar fica no menu logo acima do seu post. Veja a captura de tela anexa.

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    • #3213
      FELIPE SA
      Participante

      Fabio,

      Para mim aqui não aparece nenhuma dessas opções da sua captura de tela. Deve haver algum problema, não? Na sequência, vou te mandar por email um print screen do que eu vejo por aqui, juntamente com o anexo da minha pergunta inicial.

    • #3214
      fabio
      Mestre

      Felipe,

      Anexei sua figura e a figura original do PNA.

      A origem da sua dúvida é : onde voce escreveu “fluxo incidente” na figura 1, o que temos na verdade é “rotacional velocity” . Veja que enquanto o primero ângulo varia com Va, o segundo é constante.

      O seu “fluxo incidente” na figura 1 está na verdade no vetor “velocity of water relative to blade“, logo acima, e por isso quanto maior Va, menor será o ângulo de incidência.

      A consequência disso é que, o que voce chama de ângulo de slip é igual ao ângulo de incidência.

      Só não entendi por que voce anexou a figura 2. Ela nao trata de rotacional velocity nem de slip

      • Esta resposta foi modificada 8 anos, 4 meses atrás por fabio.
      • Esta resposta foi modificada 8 anos, 4 meses atrás por fabio.
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    • #3220
      FELIPE SA
      Participante

      Fabio,

      Grato pelo esclarecimento.

      Estava fazendo confusão quanto ao ângulo de ataque.

      Sds

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