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Marcado: Ângulo de ataque, propulsão, propulsion, real slip ratio, Slip
- Este tópico contém 13 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 7 meses atrás por
FELIPE SA.
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20 de junho de 2015 às 00:58 #2957
jchfn
ParticipanteFábio, Renato, boa noite.
No slide 21 de PNA/propulsão/interação hullxpropeller, considerou-se verdadeira a alternativa que afirma que o aumento do real slip ratio aumenta o efetivo ângulo de ataque da pá do propulsor.
Estou tendo dificuldade para entender isso, pois vendo a figura do slide 19 eu tinha entendido exatamente o contrário.
Obrigado. -
22 de junho de 2015 às 10:13 #2962
Sierra Pilots
MestreJC,
Está correto sim!
Do slide 19, se o navio encontra-se parado (sem velocidade de avanço – Va), slip será igual ao passo (Pn = SLIP). A partir do momento em que existe Va, o SLIP vai diminuindo, assim como o real ângulo de ataque.
Sds.
Renato
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Sierra Pilots.
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29 de junho de 2015 às 20:30 #2995
jchfn
ParticipanteBoa noite Renato,
Desculpe, mas ainda não compreendi.
Talvez minha dificuldade esteja sendo o conceito de “real ângulo de ataque” ou “efetivo ângulo de ataque”.
O ângulo de ataque é invariável para uma mesma pá, certo?
O real ângulo de ataque seria o formado por SÂL?
Obrigado,
JC. -
30 de junho de 2015 às 16:59 #3005
fabio
MestreJC,
Acho que entendi a origem da sua dificuldade. O angulo de ataque nao e invariavel, pelo contrario, ele muda com a velocidade de avanco Va, para cada secao da pa do helice.
A figura anexa no post anterior , nao mostra o angulo de ataque, apenas tentamos estabelecer uma analogia entre o slip e o angulo de ataque, que variam da mesma forma com a velocidade de avanco.Esta questao nao e trivial, por isso fiz ate um video para demonstra-la, que esta no slide 13 do mesmo capitulo.
ps – desculpe a falta de acentuacao, estou usando um computador que nao faz.
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3 de julho de 2015 às 11:32 #3008
Sierra Pilots
MestreTentando ajudar:
Embarcação parada na água gerando empuxo (rebocador). Imaginemos que não existe velocidade de avanço de nenhum tipo (corrente).
Não existe Va. O ângulo de ataque será “igual” ao ângulo de passo formado por “MAL”.Embarcação com avanço na água.
Com a introdução da Va, surge o conceito do SLIP que é o que sobra de nosso Passo (Pn) diminuída a Va. Nosso novo (efetivo) ângulo de ataque agora será formado “SAL” (ângulo do SLIP).Sds.
Renato
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Sierra Pilots.
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10 de dezembro de 2015 às 11:53 #3206
FELIPE SA
ParticipanteFabio/Renato,
Aproveitando a dúvida do nosso colega, gostaria de observar o seguinte:
Fazendo uma analogia entre as figuras 1 e do 2 do meu anexo, é possível inferir que:
* Com a diminuição de Va, o ângulo TETA 1 = ALPHA (ângulo do fluxo incidente/ataque) também diminuirá. Logo, o SLIP e seu ângulo TETA 0 = ALPHA 0 aumentarão.
Então, como dizer que com o aumento da velocidade Va, o ângulo de incidência TETA 1 diminuirá ?
Poderiam detalhar ?
ps.: Já ví a animação de vcs que diz que com o aumento da velocidade, o ângulo de incidência diminui, ou seja, são inversamento proprocionais. Mas, agora analisando essas figuras do anexo, me veio a dúvida !
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10 de dezembro de 2015 às 12:18 #3207
fabio
MestreFelipe,
Não veio o seu anexo. Edite seu post e anexe novamente.
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10 de dezembro de 2015 às 13:02 #3208
FELIPE SA
ParticipanteVeja se foi agora. Caso não, gentileza instruir pois não vejo nada para uploadar no sistema apenas o botão procurer.
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10 de dezembro de 2015 às 13:48 #3209
fabio
MestreFelipe,
Voce tem que editar um post já criado por voce e anexar o arquivo nele. Quando voce cria um post novo, ele não anexa.
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10 de dezembro de 2015 às 14:59 #3210
FELIPE SA
ParticipanteFabio, não sei onde clicar para fazer a edição que vc menciona. Alias, nem sei se criei um “post” na verdade pois apenas cliquei em responder e tentei procurer/anexar o arquivo.
Não vejo nenhum botão de editar na primeira resposta que escrevi ou algo assim.
Bom, sem problemas, não esquenta a cabeça.
Abçs.
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10 de dezembro de 2015 às 16:37 #3211
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10 de dezembro de 2015 às 18:56 #3213
FELIPE SA
ParticipanteFabio,
Para mim aqui não aparece nenhuma dessas opções da sua captura de tela. Deve haver algum problema, não? Na sequência, vou te mandar por email um print screen do que eu vejo por aqui, juntamente com o anexo da minha pergunta inicial.
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10 de dezembro de 2015 às 20:08 #3214
fabio
MestreFelipe,
Anexei sua figura e a figura original do PNA.
A origem da sua dúvida é : onde voce escreveu “fluxo incidente” na figura 1, o que temos na verdade é “rotacional velocity” . Veja que enquanto o primero ângulo varia com Va, o segundo é constante.
O seu “fluxo incidente” na figura 1 está na verdade no vetor “velocity of water relative to blade“, logo acima, e por isso quanto maior Va, menor será o ângulo de incidência.
A consequência disso é que, o que voce chama de ângulo de slip é igual ao ângulo de incidência.
Só não entendi por que voce anexou a figura 2. Ela nao trata de rotacional velocity nem de slip
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fabio.
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11 de dezembro de 2015 às 12:33 #3220
FELIPE SA
ParticipanteFabio,
Grato pelo esclarecimento.
Estava fazendo confusão quanto ao ângulo de ataque.
Sds
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