Praticagem no Brasil
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos atrás por fabio.
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    • #3601
      Study Pelipe
      Participante

      O Slide 2.14, diz que quando amarrado na popa, o rebocador devido seu perfil submerso, empurra o navio para o cais e este efeito é acentuado quando a atracação se da por BB. Esse slide trata de uma atracação onde na manobra o navio esta com seguimento a ré, sabemos que com maquinas atrás, um navio de passo direito, a tendência é a popa ir para BB. A questão é, essa afirmativa é uma regra geral, isso também acontece com o navio com seguimento a vante ou esse movimento acentuado gerado pelo rebocador para BB, só acontece porque nesse caso estamos com seguimento a ré?

    • #3602
      fabio
      Mestre

      Felipe, a quantidade de variáveis envolvidas numa atracação desse tipo é muito maior do que parece, por isso o SHFM parece as vezes um livro muito “genérico”. Não é, ele apenas foi escrito por alguém que entende muito do assunto e não fala bobagem, por isso ele fala pouco.

      O texto se refere a esta figura anexa, uma atracação com segmento a ré, rebocador amarrado na alheta. A pressão que o rebocador cria ali vai fazer a popa ir para o bordo oposto sempre que houver segmento, para vante ou para ré. Quem é prático sabe disso, mas isso não está escrito no livro, e acho improvável que o examinador pergunte.

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