Praticagem no Brasil

Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Single Srew – Passo direito (FPP x CPP)

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4687
      Rafael
      Participante

      No TUIP fala sobre right handed propeller que para seguimento à vante no FPP o sentido de giro é horário e CPP é anti-horário. Tinha o entendimento até então que seria horário para ambos e que o CPP manteria o sentido para seguimento à ré, somente invertendo o passo.
      Certamente esbarrei em algum conceito básico. Poderiam me ajudar ?

    • #4688
      fabio
      Mestre

      Hélice de passo direito gira para o lado direito (sentido direito) em marcha a vante, não importa se é de passo fixo ou controlável (CPP).

      Hélice de passo controlável gira sempre no mesmo sentido, não importa se em marcha avante ou a ré.

    • #4689
      Rafael
      Participante

      Pois é isso. Meu entendimento está correto então. O problema é que no livro TUIP pág 17 diz outra coisa (fala conforme comentei inicialmente).

    • #4690
      fabio
      Mestre

      Voce se refere a este trecho na pg 17?

      “Nearly all single screw tugs have a right handed propeller, which
      means a clockwise turning propeller going ahead in case
      of a fixed pitch propeller and an anti-clockwise turning
      propeller in case of a controllable pitch propeller.”

    • #4691
      Rafael
      Participante

      Exatamente

    • #4692

      A frase está realmente mal escrita.

      Ele quer dizer que nos rebocadores de eixo único, típicamente será passo direito para FPP e passo esquerdo para CPP. O objetivo é sempre manter o mesmo efeito lateral do propulsor quando com máquinas a ré (popa para bombordo).

    • #4693
      Rafael
      Participante

      Obrigado

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.