Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT Quiz engine – cruzamento com outro navio em canal

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #3327
      fabio
      Mestre

      O livro fala em manter um rumo ligeiramente inclinado, se afastando da margem. Bem, o navio nao vai chegar a se afastar, pois está sendo sugado o tempo todo, mas o ângulo deve ser tal que compense exatamente a força de atração do banco, e a resultante seja nula no sentido transversal.

      Posto isso, a resposta para sua pergunta : a unica forma de controlar este ângulo é usando o leme. O navio num canal está em equilíbrio instável, o leme tem que ser constantemente acionado para manter a proa.

    • #3329
      wtlcampo
      Participante

      Obrigado pela resposta. Lendo de novo a alternativa caiu a ficha. Estava lendo proa e entendendo parte dianteira do navio. Então estava achando estranho: ora, o leme controla tanto o movimento da proa quanto a popa, e não só da proa…Como pode o leme só controlar a proa?…

      Mas agora vi que proa na alternativa (d) tem sentido de “heading” e não de parte dianteira do navio, de modo que ela certamente está correta.

      Desculpe-me pela confusão.

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.