Praticagem no Brasil
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    • #4024
      DM
      Participante

      Boa noite Fabio,

      1) em uma das questões do SFM do Quiz Pro que trata sobre a aproximação de um navio para atracação, é tida como correta a opção “um navio dando máquinas atrás possui mais de 3 nós de velocidade se sua esteira segue caindo a ré do navio” (ou algo deste efeito, a frase não está ipsis litteris).
      No SFM pg 120 em nenhum momento é mencionada a veloc de 3 kts, e sim 2 kts. Assim, um navio poderia ainda ter 2,5 kts de STW e deixar sua esteira para trás.
      Onde está meu erro que não estou encontrando?

      2)Em outra questão (aqui anexada), a opção “o raio da curva de giro corresponde a cerca de 3 vezes o comprimento do navio, quando em águas profundas” também é dada como falsa. SFM pg 18 diz o contrário?

      Abs

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    • #4029
      praticobolado
      Participante

      Quanto ao item 2, concordo com vc.

      Trecho do livro:

      A rule of thumb is that a VLCC loses 25-30 percent of her headway for every 90 degree change in heading.’ If the ship is proceeding at 12 knots, her headway is reduced to 2 to 3 knots al the completion cf a round turn even though the engine continues lo turn ahead for stccragewny.

      The ship completes this turn in about three times her length in deep water, or a bit less than six times her length in shallow waler. (See figure 1-3.)That is much less than tho oft-claimed “several miles” slopping distance supposedly required for these ships.

    • #4152
      LucianoSP
      Participante

      Concordo com vc quanto ao item 1. A frase estaria 100% correta se estivesse escrito, por exemplo, o seguinte: “um navio dando máquinas atrás pode estar a 3 nós de velocidade se sua esteira segue caindo a ré do navio”.

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