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Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Questão Quiz Básico – Capítulo 5

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    • #28953
      Fábio L
      Participante

      Conforme imagem em anexo, a questão 5.4 do quiz básico do capítulo 5 pede para selecionar as duas alternativas corretas sobre rebocadores ao puxar um navio com cabo curto. Entre as alternativas, as corretas destacam as vantagens dos cicloidais e azimutais, seguindo o que traz o livro. Até aí, tudo certo. A dúvida se encontra na opção que fala:

      “Uma desvantagem do rebocador 3 ao atuar no costado é a proximidade entre seus propulsores e a carena do navio”. Por se tratar de um rebocador convencional, a frase também não estaria certa, conforme destacado pelo próprio livro, que afirma que os propulsores devem ficar o mais longe possível do costado e, na sequência, destaca que os propulsores dos convencionais ficam mais próximos do navio que os propulsores dos rebocadores não convencionais?

      Aproveitando, tanto a tela do curso quanto o respectivo card destaca que a velocidade lateral de aproximação de um VLCC deve ser de 6 a 8 cm/s, o equivalente a 0,01 nó. O correto não seria 0,12 a 0,15 nó?

      Obrigado pela ajuda com as dúvidas!

      Abraço!

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    • #28958

      Fabio,

      O trecho do cap5 considera o rebocador convencional “towing on a line” com o cabo partindo de sua popa e passado na proa do navio conforme ilustrado nas figuras 5.11 e 5.12 do livro.

      Tug propellers should be as far as possible away from a ship’s hull. Conventional tugs, towing on a line, have their propellers closer to a ship’s hull compared with tractor tugs, reverse-tractor and ASD-tugs. The latter two types, when towing or pulling over the bow, have their propellers furthest away from the ship’s hull. This is of special importance for tugs operating at a ship’s side or in narrow harbour basins where they often have to work on short towlines due to limited manoeuvring space. VS tugs have less pronounced propeller wash compared with conventional tugs and tugs with azimuth thrusters, in particular those with propellers in nozzles. Consequently, the negative effect of VS propeller wash hitting a ship’s side is less. Tugs with azimuth thrusters can set their thrusters at a small angle, at least with independently controlled thrusters, thus deflecting the wash. pg142

      O rebocador convencional não amarra no costado com o cabo partindo de sua popa. A afirmativa 3 considera o rebocador convencional “ao atuar no costado”, nesse caso a desvantagem é a baixa potência AR e a falta de controle direcional do rebocador ao puxar com o cabo passado na sua proa.

      Em relação à segunda dúvida: 6cm/seg é equivalente a 0,116631 nó.
      This formula is based on zero final speed and the calculated force is in tons. Final safe approach speeds for VLCCs are generally a maximum of 6-8 cm/sec. pg141

      Abraço,
      Luiz

      • Esta resposta foi modificada 1 ano, 1 mês atrás por Luiz d'Almeida.
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