Home 2022 Fóruns PNA – Resistência ao Avanço Pressão hidrostática

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5759
      fabio
      Mestre

      O que o teorema de Bernoulli diz é que a quantidade de energia em um fluxo não se altera. Se aumenta a velocidade a pressão diminui, e vice versa, para conservar a energia total constante.

      A pressão na proa do navio é maior que a hidrostática porque ali o fluxo diminui drasticamente de velocidade ao se chocar com a proa, e quase toda componente dinâmica se converte em pressão.

      Ao contornar a curva do costado a acontece o contrário, velocidade do fluxo é maior que a do navio, e a pressão total cai abaixo da hidrostática. O excedente de velocidade se converte em pressão negativa. Assim se formam as cristas e os cavados que dão origem aos sistemas de ondas do navio.

    • #5814
      fabio
      Mestre

      Hugo,

      Eu vou mudar o feedback dessa questão, colocando exatamente como está o texto do livro.
      Ficar tentando entender o principio de Bernoulli foge ao contexto, e não cai na prova. Tudo que voce precisa saber é que se a velocidade aumenta a pressão cai, e vice versa.

      O Principio de Bernoulli tem muitas simplificações possíveis, e nem todas elas se aplicam ao exemplo do PNA. Quando voce ler “hydrostatic pressure” no PNA, quer dizer p.g.h apenas (pg 173 – propulsão).

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.