Praticagem no Brasil

Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Posicionamento Rebocadores x Navio

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4396
      FELIPE SA
      Participante

      Fábio, boa tarde!

      Na página 84 do TUP (fig. 6.4) não estou conseguindo entender as seguintes afirmações:

      “Posição 1 para Tratores: direcionam a propulsão away do navio, o que contraria a side force e o turning moment….”

      Uma vez que o turning moment está para BE (ou seja, em direção ao navio), entendo que os propulsores deveriam ser “girados” para a direção ao navio também (não AWAY), soprando assim água em direção ao casco do navio e fazendo com que a proa do tug possa se estabilize.

      A mesma dúvida fica entre as Pos. 1 e 2 & Pos. 3 e 4 (entendo que os propulsores aqui sim deveriam ser girados para away do navio, contrariando o turning moment que é de BB e estabilizando a proa do tug.

      Poderia esclarece?

    • #4400
      fabio
      Mestre

      A frase é esta : “Tractor tugs can direct their propulsion away from the ship, thus counteracting the starboard turn and the suction force, which is safer.”

      Aparentemente voce esta traduzindo “propulsion” como a descarga do propulsor, mas neste contexto trata-se da direção da alavanca de comando do azimutal, que aponta na direção da força de reação que incide no rebocador, em sentido oposto a descarga da água do propulsor, também conhecida como empuxo. O erro não é seu, mas o livro é escrito para um público que não confundiria uma coisa com a outra, e o autor não se preocupou em ser exato.

      • Esta resposta foi modificada 7 anos, 5 meses atrás por fabio.
      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.