Praticagem no Brasil
Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #9565
      sandro_peres
      Espectador

      Senhores,

      Na questão em anexo, a opção e dar a volta completa esta errado.

      Qual seria a correta?

      ZigZag ou Rudder Cycling?

      Pq nao posso fazer a volta completa ja que geralmente existe espaço na área de busca de pratico?

      Sandro

    • #9610
      sandro_peres
      Espectador

      Agora segue o anexo.

      Attachments:
      You must be logged in to view attached files.
    • #9761
      fabio
      Mestre

      Sandro,

      Boa pergunta, voce compreendeu o assunto, apenas não atentou ao detalhe do enunciado “dentro do canal”. Isso limita as opções, pois dentro do canal um navio grande como um VLCC não tem espaço disponível para girar. É desejável que o no ponto de espera de prático exista liberdade para o navio girar, mas nem sempre isso acontece, e nem sempre o prático consegue embarcar em condições ideias.

      Outro detalhe implícito é que num embarque de prático o navio não pode parar, ele precisa ter velocidade para lancha conseguir atracar a contrabordo com segurança.

      Dessa forma eliminamos o giro e o rudder cycling, que é uma manobra de parada que termina com full astern.

      A resposta correta é o zig-zag.

      “A preferred method for reducing headway, and with VLCCs often
      the most practical method, is a series of course changes to starboard
      and port of the base course
      . Using this slewing maneuver, the ship
      loses a significant amount of headway each time she swings, yet makes
      good her desired track toward the pilot station or anchorage.” pg 24-25

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.