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Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT orçar com diminuição da velovidade

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    • #5780
      sandro_peres
      Espectador

      Senhores,

      O texto em anexo diz:

      Duvida:
      Pq aproam ao vento (orçam) com a diminuição de velocidade? O vento não empurraria a proa (que tem mais área velica) para sotavento colocando a proa para barlavento?

      Na minha isão, tanto com seguimento AR quanto AV o efeito do ento estaria empurrando a proa (que tem mais área velica) para sotavento…

      Sandro

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    • #5790
      fabio
      Mestre

      Sandro,
      Voce vai encontrar na bibliografia algumas contradições quanto a essa tendência de orçar/arribar.
      Os navios mercantes em geral têm mais área vélica na popa, onde fica a superestrutura, mas isso depende muito do TRIM também. Já os navios de guerra em geral têm mais área vélica a vante, e não alteram muito o TRIM.

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