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Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT Naval Shiphandling – Dúvida questão

Visualizando 4 respostas da discussão
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    • #2047
      PRATICO2017
      Participante

      Boa noite Renato/Fábio,

      Realmente estou com dúvida nesta questão abaixo no item 5. Nos slides está escrito que o Bow Thruster não atua com calados muitos leves.

      No item V, está escrito que o Bow Thruster não pode ser usado com calados muito leves. Meu entendimento é que a questão esta correta.

      O gabarito da banca, foi letra C, onde não consideraram esta questão como correta.

      Qual o entendimento de vocês? Deve ter algo que não estou entendendo.

      Abraço.

      O “bow thruster” tem vantagens e desvantagens, como ocorre com qualquer outro equipamento. De acordo com o livro “Shiphandling for the Mariner” (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey – 4ª edição: 2004), analise as afirmativas abaixo sobre “bow thruster”, identifique as verdadeiras e assinale a opção correta:

      I) Está permanentemente disponível, ao contrário de rebocador.
      II) Torna-se mais eficaz com o aumento da velocidade do navio.
      III) Propicia bom controle lateral sem afetar o rumo.
      IV) Pode ser usado para reduzir a velocidade do navio.
      V) Não pode ser usado com calados muito leves.

      (a) Apenas as afirmativas I), II) e IV) são verdadeiras.
      (b) Apenas as afirmativas II) e IV) são verdadeiras.
      (c) Apenas as afirmativas I), III) e IV) são verdadeiras.
      (d) Apenas as afirmativas II), e III) são verdadeiras.
      (e) Apenas as afirmativas I) e IV) são verdadeiras.

    • #2050
      PRATICO2017
      Participante

      Ok Fábio, obrigado.

    • #2052

      Pessoal,

      Esta questão é da prova de 2012 (que eu fiz) onde existe infinita polêmica! Ela está mal elaborada e contém erros conceituais grosseiros. Não acho que valha a pena tentar explicar as alternativas.

    • #2115
      fabiocduarte
      Participante

      Olá.
      Também fiquei perdido nessa questão. Para mim apenas I e V estariam corretas. Pelo menos é o que consta na tabela do SFTM, pag 15.
      A assertiva III no gabarito como correta não está errada? Entendo Headway como seguimento e não como rumo. Pode ser traduzido como rumo???
      E a V é tradução literal da tabela do livro.
      E Bow não é usado para parar ou reduzir a velocidade do navio. Assertiva III errada!
      Essa questão foi anulada?
      Abs.
      Fábio Duarte

      • #2116
        PRATICO2017
        Participante

        Pelo que entendi, quando a marinha fala que o Bow é usado para parar ou reduzir a velocidade do navio, ela está querendo falar em velocidade lateral.

        A V é realmente muito complicada. O problema sempre está na tradução. Para mim, o que diz o livro “unusable at very light drafts”, é inutilizável com calado muito leve. Se é inutilizável, não pode ser utilizado, então a V estaria realmente correta.

        Mas existem traduções que andei lendo, que diz que o bow é “ineficaz”, “sem efeito”, e, com base nestas, a questão está realmente errada, pois, ele pode até ser ineficaz, sem efeito, mas pode ser utilizado, mesmo que não funcione, ele pode ser utilizado.

        Acredito que o importante sempre, não é se ater muito a tradução, pois, não sabemos qual o entendimento do examinador no inglês, e, certamente, não será igual a de todos nós candidatos, mas devemos sim, fazer uma análise da situação real.

        E, pensando agora no funcionamento do navio, o bow thruster pode até estar para fora da água, e, mesmo sem efeito ou com efeito limitado, ele pode ser utilizado.

        Poder ser utilizado, ter efeito, funcionar, são palavras diferentes. Embora pareça ridículo, pois, para mim, se não tem efeito, não funciona, mas acho que é assim que o examinador pensa, tem que ser exatamente como está no livro, ou como temos que adivinhar a tradução feita por ele.

        Abs.

      • #2120

        Pessoal,

        Esta questão não foi anulada, mas deveria ter sido……inclusive existiram ações na justiça para tal.

        Vamos simplificar. A pergunta remete ao livro “shiphandling for the mariner”, quadro que aparece na página 15.

        I) Está permanentemente disponível, ao contrário de rebocador.
        VERDADEIRA
        II) Torna-se mais eficaz com o aumento da velocidade do navio.
        FALSA
        III) Propicia bom controle lateral sem afetar o rumo.
        DUVIDOSA, pois headway (seguimento) não é rumo (course). Se formos literais: FALSA
        IV) Pode ser usado para reduzir a velocidade do navio.
        FALSA, não adianta inferirmos que poderia ser velocidade lateral. A pergunta remete ao livro específico e, neste caso, A REGRA É CLARA! 🙂
        V) Não pode ser usado com calados muito leves.
        VERDADEIRA

        Logo,poderiam ser:
        I e V verdadeiras; ou no pior cenário
        I, III e V verdadeiras

        Não existe gabarito, logo, DEVERIA TER SIDO ANULADA!!!!!

    • #2124
      fabiocduarte
      Participante

      Que questão hein!
      De qualquer forma minha leitura tinha sido a mesma do Renato.
      Enfim…bora estudar…
      Abs.

    • #2048
      fabio
      Mestre

      O calado por sí só não limita o uso do bow thruster. Apenas no caso do calado na proa ser tão reduzido que o bow thruster fique fora d’agua ( o que não é mencionado na questão ) teremos a limitação no uso do equipamento. Portanto a frase V) está incorreta ( falta informação para torna-la verdadeira ).

      fabio

      • Esta resposta foi modificada 9 anos, 10 meses atrás por fabio.
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