Praticagem no Brasil

Home 2022 Fóruns PNA – Propulsão Medida do Torque nos Propulsores

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #1606
      Mário Barbosa
      Participante

      Um navio de 1 eixo produzirá maior torque quando estiver em águas abertas ou atrás do casco, vista a maior concentração de esteira nestes navios ?

    • #1607
      fabio
      Mestre

      Mario,

      Partindo dessa frase, que está na pg 38, e usando a fórmula de Eficiência Relativa Rotativa, que é igual ao torque em open water dividido pelo torque atrás do casco, podemos deduzir que para um mesmo “Thrust” e RPM, o torque PODE ser maior em open water condition nos navios single screw :

      The value of the relative rotative efficiency does not
      in general depart materially from unity, being in the
      region of from 0.95 to 1.0 for most twin-screw ships
      and between 1.0 and 1.1 for single-screw.

    • #1609

      Uma outra forma de entender:

      1) A esteira é uma velocidade para vante (V-Va) em navios mercantes típicos (single-screw).

      2) Também sabemos que o efetivo ângulo de ataque da pá do hélice (slip) é reduzido pela velocidade da água sentida na pá. Logo, a velocidade da esteira minimiza este efeito pois possui direção contrária ao fluxo, aumentando o SLIP, o ângulo de ataque efetivo, e consequentemente o lift, etc.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.