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    • #1603

      Sabemos que os sistemas de turbina a vapor não são reversíveis, de acordo com PNA, sendo portanto necessário instalar um outro aparato de máquinas para realizar forças para ré quando necessário.
      Já os sistemas de turbina a gás são reversíveis, de acordo com PNA, não necessitando de aparato adicional de máquinas para realizar forças para ré quando necessário.

      – Minha dúvida é se os sistemas de turbina a gás SEMPRE serão classificados como reversíveis ou existe sistema de turbina a gás que não são reversíveis ?

    • #1604
      fabio
      Mestre

      O PNA não afirma que as turbinas a gás são reversíveis. A turbina em sí gira somente num sentido, seja a vapor ou a gás combustível. O que pode ocorrer é que em navios elas sempre estão acopladas a mecanismos elétricos, e estes sim fazem a inversão de rotação.

      Segue o texto da pg 129 : ” Marine gas turbines were fitted to a small number of merchant ships. But they are now frequently used in naval ships, sometimes associated with a diesel, steam turbine or smaller gas turbine. The latter are used for general cruising purposes, and the gas turbine is available at little or no notice when there is a demand for full power, both plants being connected to a common propeller shaft by clutches and gearing. The principal marine application so far has been to small and large destroyers and frigates and to smaller, high-speed craft, such as patrol craft and hydrofoils.”

    • #1605

      Obrigado Fabio!

    • #2133
      Diogoaraujo
      Participante

      Fábio naquele aplicativo de voith schneider eu vi que tem duas formas de manobra 1) joysctick Que contêm um volante e um acelerador 2) steering wheel and lever, qual e a diferença entre os dois para manobrar ?

    • #2136

      Olá Diogo,

      São somente ferramentas (formas) diferentes para controlar os elementos de propulsão do Voith Schneider:
      – RPM (rotações por minuto)
      – Pitch (ângulo de passo da pá) – O VS é uma espécie de CPP!
      – Direção do thrust (longitudinal e/ou transversal)

      Em ambos os casos (joystick e levers), o RPM é controlado de maneira independente.

      No caso do joystick, você controla a direção do thrust apontando a direção desejada. O software vai montar a combinação de pitch necessária das pás para direcionar o thrust resultante.

      No caso dos levers, você controla o thrust longitudinal e transversal de maneira separada. Ainda é o software que determina o pitch das pás para gerar a “resultante” pretendida.

      Sds.

      Renato

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