Praticagem no Brasil
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    • #2686
      PRATICO2017
      Participante

      Boa tarde Renato/Fábio;

      Estava vendo um vídeo que recebi, e apareceu uma parte que acabou me confundindo.

      Tenho claro que a velocidade de escoamento é inversamente proporcional a pressão.

      Em um leme junto ao navio com velocidade avante, olhando de cima, se eu defletir este leme para boreste, o escoamento “do leme” vai acelerar do lado esquerdo gerando uma força de sustentação para o lado esquerdo, correto?

      Minha dúvida é a seguinte, em fazendo isto, qual o lado do navio que vai ter seu escoamento acelerado? Sempre achei que fosse o mesmo lado que acelerasse o escoamento do leme, ou seja, no presente exemplo, o navio teria o escoamento acelerado também no lado esquerdo, a pressão diminuída do lado esquerdo, e devido a posição do centro de pressão e as forças exercidas no casco, ele tomasse uma tendência de guinada para boreste, para o lado que defleti o leme.

      Mas hoje vi em um video, em um exemplo, que nem falava de escoamento, mas nele o professor desenhou o escomento do navio acelerado do lado oposto ao escoamento acelerado do leme, ou seja, no exemplo acima, o escoamento do leme que teria acelerado seria do lado esquerdo, mas o escoamento do navio que teria acelerado seria o do lado direito, gerando uma força de sustentação para o lado direito.

      Afinal, eu estava certo em meu pensamento, ou é ao contrário mesmo, o escoamento acelera no navio do lado diferente do qual acelera no leme, quando deflito ele para algum bordo?

      Obrigado.

    • #2687
      fabio
      Mestre

      Caro,

      O vídeo que voce viu está correto, o navio visto como um hidrofólio deflete para o lado oposto da deflexão do leme, portanto as faces e dorsos estão em lados opostos.

      Assista aos vídeos ilustrativos sobre o assunto no nosso módulo de Controlabilidade – PNA.

      att,
      Fabio

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