Praticagem no Brasil
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos atrás por fabio.
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    • #27887
      amontealto
      Espectador

      Olá. Tenho 2 dúvidas nesta passagem do livro (BTM Pág.36).

      1a) (marcada em AMARELO no texto em anexo e repetida abaixo)
      Nesta frase: At the planning stage of the voyage, the navigator will have the opportunity to determine the MAXIMIUM distance at which a landfall light should become visible. A comparison of the nominal and geographic ranges can be made and the LESSER of the two selected as being the range at which the light should be seen.

      Eu não entendo porque a MENOR distância deve a considerada como a distância onde a luz do farol será visualizada. No meu entender a MAIOR distância deveria ser considerada. Poderia comentar?

      2a) (marcada em ROSA no texto em anexo e repetida abaixo)
      It should be noted that only lights whose luminous range exceeds their geographical range could be considered as giving an approximate fix.

      Porque não pode-se usar um farol com alcance geográfico maior que o alcance luminoso para fazer uma determinação de posição?

      Obrigado,
      Alexandre

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    • #27889
      fabio
      Mestre

      Alexandre,

      O alcance geográfico depende apenas da altura do farol e da altura do observador. É um parâmetro geométrico. É impossível que um objeto na superfície da terra seja visto além do alcance geográfico, por causa da curvatura da Terra. Não significa que tal objeto será avistado, apenas que não será avistado além deste limite em nenhuma hipótese.

      O alcance luminoso depende apenas da intensidade da luz e da visibilidade atmosférica. É a distância máxima que uma luz pode ser avistada em linha reta. É um parâmetro muito menos preciso ou confiável do que o anterior, pois a visibilidade varia muito.

      No contexto de uma aterragem, voce precisa saber com boa precisão a distância que a luz vai aparecer no horizonte (já que nesse contexto voce não teria outro meio de obter essa distância). A única forma de obter esta informação é eliminando a variável imprecisa da equação, no caso o alcance luminoso. Para isso é necessário escolher um farol cujo alcance luminoso seja maior (de preferência bem maior) que o geográfico, pois então a distância de visualização será dada apenas pelo parâmetro geográfico, que é o menor entre os dois nesse caso.

      Acho que até aqui está respondida sua primeira pergunta. Vamos a segunda: “Porque não pode-se usar um farol com alcance geográfico maior que o alcance luminoso para fazer uma determinação de posição?”

      Pois nessa hipótese voce não saberá com precisão razoável a que distância voce está da luz, já que o parâmetro luminoso sozinho é impreciso demais. Voce até poderia determinar uma posição por marcação e distância se voce tivesse outro meio mais preciso de obter a distância, como radar por exemplo, mas esse não é o contexto da aterragem descrita no livro. No contexto voce tem apenas sua visão e uma bússola para determinar sua posição.

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