Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) interection and shallow water effects

  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos atrás por fabio.
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    • #8836
      marcelprios2
      Espectador

      No video(2:29:34) esta escrito no slide que quando as linhas de corrente convergem a a velocidade aumenta e a pressao cai e quando as linhas de corrente divergem a velocidade diminui e a pressao aumenta. Olhando a figura 6.3, me passa a impressão que seria ao contrario, quando as linhas de corrente divergem a velocidade aumenta e a pressao cai. Poderia esclarecer isso por favor.

    • #8884
      fabio
      Mestre

      Marcel,
      A figura 6.3 e o texto do livro estão corretas.
      O PNA no entanto aborda de maneira mais simples, e sem mencionar as linhas de fluxo o PNA explica que a água acelera na bochecha (e não na proa) para contornar a forma do navio, para depois desacelerar na popa onde o fluxo dividido pelo navio se reencontra.

      O divergir e convergir das streamlines é relativo ao ponto de vista. Na proa/bochecha o fluxo diverge em relação ao navio, mas converge em relação a elas mesmas, no sentido de que ficam mais próximas umas das outras. Voce está enxergando do ponto de vista do navio, enquanto o autor está se referindo ao ponto de vista do próprio fluxo. Acho que a sua dúvida reside bem aí, no ponto de vista.

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