• Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos atrás por pirata.
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    • #3481
      otimoneiro
      Espectador

      Pirata,

      realmente, parece ser uma daquelas afirmativas que consideram a literalidade.

      Mas, há uma passagem do livro que destaca o seguinte:

      “O alerta de socorro navio – navio deve ser normalmente efetuado em MF e/ou VHF usando os procedimentos para a transmissão do alerta de socorro DSC em MF/VHF, descrito na seção 1.

      Em casos especiais, por exemplo, em zonas tropicais, as transmissões do alerta de socorro DSC em HF podem, em adição ao alerta navio-terra serem usadas para alertas navio-navio”.

      Então, a regra geral parece excluir o uso do HF para navio-navio, o que apenas seria permitido excepcionalmente.

    • #3482
      pirata
      Participante

      Obrigado timoneiro,

      Achei o trecho aqui no livro e concordo com você, de maneira geral não é utilizado o HF para comunicação navio-navio, mas pode ser usado em casos excepcionais!

      Então teoricamente a frase, considerada incorreta, seria correta, pois conforme esta no livro é possível a comunicação navio-navio….

      O que acha?

    • #3490
      fabio
      Mestre

      Voce não pode confiar em propagação de ondas CELESTES para conectar dois pontos móveis, por isso o sistema não prevê isso.

      Claro que pode acontecer, mas não é uma faixa de frequências confiável para esta finalidade navio-navio. Fiz questão de chamar atenção a este detalhe no QUIZ.

    • #3526
      pirata
      Participante

      Ah sim, agora entendi!

      Obrigado fabio!

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