Praticagem no Brasil

Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Gráfico – publicação SQUAT INTERACTION MANOEUVRING

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2419
      vi_fraga
      Participante

      Prezados,
      fiquei com dúvida na interpretação do gráfico da figura 10, relativa à parte de Interação.
      Na verdade, não entendi nada.
      Alguma explicação razoável?

      Abs

      • Este tópico foi modificado 9 anos, 5 meses atrás por Sierra Pilots.
    • #2420

      Olá,

      Esta figura é explicada no próprio material item 4.2 “Tug Pumping”.

      No geral, explica os efeitos da wash (descarga do propulsor) do rebocador operando no “cabo curto) no costado/carena do navio assistido.

      O efeito, em alguns casos, com o rebocador puxando no costado é inverso ao esperado. Ou seja, o rebocador está puxando para boreste na alheta (poderia ser bochecha) do navio e a popa cai para a direção contrária à pretendida (ou bombordo). Isso acontece em função da força do wash impactando no costado, bem como em função do aumento do fluxo ao redor da carena do navio, diminuindo a pressão no bordo contrário (por Bernoulli) e levando a popa para bombordo (de acordo com a figura). Ainda é explicado que isso é intensificado com a diminuição da profundidade e consequentemente do UKC (folga abaixo da quilha).

      Esses conceitos (incluindo efeito Coanda) são melhor explicados no livro “Tug Use in Port”.

      Sds.

      Renato

    • #2425
      vi_fraga
      Participante

      Entendi, Renato.
      Obrigado.

      Sds.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.