Praticagem no Brasil

Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT Forças laterais e tendência de guinada

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4484
      Gustavo Santos
      Participante

      No material diz: “Vale lembrar que a direção de rotação do hélice é somente determinante para identificarmos a direção da força lateral nos casos de pouco seguimento a vante ou com seguimento a ré.”

      Isso me deixou um pouco confuso. Tanto com pouco como com muito seguimento a vante, a proa tente a guinar para bombordo (e popa para bombordo). Já com seguimento a ré a popa vai para boreste. Ou estou enganado?

      Obrigado pela ajuda!

    • #4488
      fabio
      Mestre

      Nos navios de passo direito:

      Segmento a ré -> popa para BB
      Pouco segmento avante -> popa para BE

      Nas palavras do livro, quando tem muito segmento avante a rotação do hélice pouco importa. Isto é fato constatado na prática.

      O livro Naval Shiphandling explica isso com mais detalhes. Confira na sua apostila de NSH.

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.