Praticagem no Brasil
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    • #5853
      sandro_peres
      Espectador

      Em Naval Shiphandling é comum algumas questões abordarem a passagem em anexo.

      O livro diz que para um mesmo RPM será gerado o mesmo empuxo indepndente se o helice gira pra frente ou pra trás (ver anexo).

      Nao consigo entender pois o helice é feito para otimizar o empuxo (que entendo que é a força que faz o navio se mover) quando tem movimento afrente. Se vc da maquina a ré, como a helice nao foi otimizada pra isso, o empuxo (força que movimenta o navio) nao deveria ser menor?

      Grato por qquer auxílio

      Sandro

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    • #5867
      fabio
      Mestre

      Sandro,

      Eu confesso que também acho que o livro está errado. Mas na dúvida, e para fazer a prova, vamos ter que aceitar a versão do autor.

      Eu creio que ele quer dizer que, para produzir o mesmo RPM, vai ser necessário mais potência do motor quando se dá a ré.

      Imagine um carro na subida e na descida. Voce terá a mesma velocidade numa determinada RPM, nao importa se está subindo ou descendo, mas o motor vai ter que entregar mais potência para atingir aquelas RPMs na subida.

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