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Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT EMERGENCY USE OF THE ANCHOR – Pág. 201

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    • #2838
      Mário Barbosa
      Participante

      Fábio,

      O Autor cita na Pág. 201 o seguinte:

      ” Putting the engine full astern is often the worse response if steering is lost. The properly used anchor will stop a ship in a reasonable distance, and backing should be minimized in such situations because of the ship’s tendency to twist and behave with less predictability”.

      Eu concordo que estando máquina atrás um navio de passo direito em águas rasas guinará muito para BE quando em full astern.

      Mas imaginemos a seguinte situação:

      Navio Petroleiro totalmente carregado entrando no porto de Santos na maré de enchente; perde o sistema de governo logo ali antes do Iate Clube de Santos estando o navio com a proa para cima do Terminal da Dow Química.

      O que você faria neste caso ?

      Saudações,

      Mário Barbosa

    • #2839
      fabio
      Mestre

      Mario,

      A situação que voce descreve aconteceu comigo em junho de 2013, com 2 nós de enchente pela popa.
      Já aconteceu outras vezes com outros práticos.
      A primeira ação nesse caso é largar os 2 ferros, com 1,5 manilhas na água. É a primeira coisa que o encarregado do inquérito vai perguntar se voce fez em caso de acidente.Se voce deliberadamente decidiu não largar o ferro, e houver um acidente, certamente voce será responsabilizado no IAFN.

      O navio não para nessa distância com máquina atrás apenas, e o ferro ainda vai contrariar a tendência de guinada para cima da Dow que a máquina dará. A máquina provavelmente nem vai partir nessa velocidade (8 nós).

      att,
      Fabio

    • #2855
      Mário Barbosa
      Participante

      Fabio,

      Agora, na situação acima, se a perda fosse do leme, você arriaria os 2 ferros na água da mesma forma que fez quando perdeu o propulsor ou lançaria mão do leme ao máximo num zig-zig e somente depois arriaria os ferros ?

      Sds,

      Mário Barbosa

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