Home 2022 Fóruns Shiphandling, Naval Shiphandling e SQUAT EMERGENCY USE OF THE ANCHOR – Pág. 201

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    • #2839
      fabio
      Mestre

      Mario,

      A situação que voce descreve aconteceu comigo em junho de 2013, com 2 nós de enchente pela popa.
      Já aconteceu outras vezes com outros práticos.
      A primeira ação nesse caso é largar os 2 ferros, com 1,5 manilhas na água. É a primeira coisa que o encarregado do inquérito vai perguntar se voce fez em caso de acidente.Se voce deliberadamente decidiu não largar o ferro, e houver um acidente, certamente voce será responsabilizado no IAFN.

      O navio não para nessa distância com máquina atrás apenas, e o ferro ainda vai contrariar a tendência de guinada para cima da Dow que a máquina dará. A máquina provavelmente nem vai partir nessa velocidade (8 nós).

      att,
      Fabio

    • #2855
      Mário Barbosa
      Participante

      Fabio,

      Agora, na situação acima, se a perda fosse do leme, você arriaria os 2 ferros na água da mesma forma que fez quando perdeu o propulsor ou lançaria mão do leme ao máximo num zig-zig e somente depois arriaria os ferros ?

      Sds,

      Mário Barbosa

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