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    • #2348
      jchfn
      Participante

      Boa noite Fábio,
      Fiquei com duas dúvidas nesse tópico:

      – Há uma contradição entre os slides 5 (que aponta aumento de 5/10% no diâmetro de giro para razão de 1,5 de prof/calado) e 6 (que aponta aumento de 30% no diâmetro de giro para razão de 1,5/1,75 de prof/calado)?

      – No quiz do slide 41 tem a afirmativa: “Maneira prática de melhorar as qualidades de manobra do navio em um canal é amarar, com cabo de reboque, um rebocador na popa”. É dada como verdadeira, mas eu havia entendido que era falsa, pois essa condição (rebocador na popa) aumentaria a estabilidade direcional, diminuindo, portanto, a manobrabilidade.

      Obrigado.

    • #2354
      jchfn
      Participante

      Obrigado Fábio.

    • #2353
      fabio
      Mestre

      José Carlos,

      Tem razão, há um ERRO no slide 5. O correto, que está na página 280 do PNA é 2,5 vezes o calado.

      “(a) In water depth 2.5 times ship draft, 90 to 95 percent (that is, roughly 5 to 10 percent increase in turning diameter)”

      O slide 6 está correto, e representa uma situação intermediária entre as citadas no slide anterior.

      Na questão do slide 41, voce está correto também, o termo original do livro é “handling” , e não “maneuvering”. Da forma como foi traduzido ficou confuso e contraditório. Vamos corrigir traduzindo “handling” como “conduzindo”.

      Veja abaixo o texto original da pg 287 :

      “If the handling qualities of a ship are so poor that it is impossible to negotiate restricted waterways, Moody (1964) suggests that a practical solution is to attach a tugboat to the stern of the ship by towline. With the tugboat holding back on the stern, the ship’s propeller slipstream velocity is increased, thus improving rudder effectiveness. Furthermore, the towline tension at the stern of the ship improves the stability of the ship, thus reducing the rudder action needed to maintain a straight course.”

      att,
      Fabio

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