Praticagem no Brasil
Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4030
      pirata
      Participante

      Boa tarde,

      Em uma dada questão do quiz engine pro: um navio esta com 8 nós e precisa parar, o prático informa que vai parar o navio com o auxilio de um rebocador omnidirecional conectado na popa pelo centro…

      A seguinte afirmativa foi considerada incorreta:
      “No arrasto reverso, os propulsores azimutais devem manter o eixo dos hélices paralelos para maior eficiência.”

      Justificativa, retirada do livro: “… for instance at speeds of more than five knots, the braking force that can be applied is higher when the tug is pulling at a small angle with the ship`s centre line rather than pulling straight astern”

      Bom para mim o que entendi é que se aplicarmos a força de frenagem no navio com o rebocador tendo algum angulo a partir de 5 nós a força é maior, mas nessa parte o livro não fala nada sobre o alinhamento dos propulsores. Na figura 9.5B um trator reverso aplica uma força de frenagem e de controle com um certo angulo ao navio (método indireto) e mesmo assim os propulsores estão alinhados, assim considerando que o rebocador ao manter um angulo com o navio o rebocador ainda mantém os propulsores alinhados.

      Portanto qual é o motivo da afirmativa ser incorreta?

    • #4037
      fabio
      Mestre

      Pirata,

      A frase estava realmente confusa. Refiz a questão, alterando a frase, para maior clareza.

      Obrigado pelo seu feedback.

    • #4039
      pirata
      Participante

      Obrigado fabio!

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.