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  • Este tópico contém 2 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos atrás por rbdias.
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    • #4576
      rbdias
      Participante

      Qual dos efeitos abaixo indica que um navio está sendo severamente
      castigado quando capeando:
      a) estabelece-se uma vibração horizontal de baixa freqüência quando o
      navio se inclina longitudinalmente sob o peso da água embarcada na proa,
      ao mergulhar nas ondas.
      b) quando o trim é negativo, a proa tende a oscilar para um bordo e para o
      outro, tornando difícil manter o navio aproado ao mar
      c) a proa sai de uma onda e choca-se violentamente com a seguinte,
      tornando o balanço máximo.
      d) a popa é continuamente elevada fora da água, podendo causar disparo
      dos hélices.
      e) diminuição da eficácia do leme e perda da capacidade de governo.

      A resposta é a letra “D”, no entanto pelo meu entendimento deveriamos considerar a letra “C”, apesar de que o Balanço não é máximo. Mas navio quando estiver capeando, não vai colocar a popa para fora da agua de tal forma que ocorra o disparo do hélice.

      Fiquei em dúvida, poderiam me ajudar a entender?
      Obrigado!

    • #4577
      fabio
      Mestre

      Dias, a parte do livro que explica isso está nas pgs 1644 e 1645 do miguens, cap 12, mau tempo.

      O que torna a alternativa C incorreta é a parte destacada, pois capear tende a diminuir o balanço e aumentar o caturro.

      Capear normalmente faz com que se reduza o balanço até um nível aceitável, mas, por outro lado, torna o caturro (ou arfagem) máximo. A ação das ondas sobre o navio é mais violenta do que quando se corre com o tempo, pois o movimento das ondas é oposto ao movimento do navio. … Há duas boas indicações de que o navio está sendo severamente castigado quando capeando. A primeira é a forte pancada experimentada quando a proa sai de uma onda e choca-se com a onda seguinte. Isto produz um choque que pode ser sentido através do navio e é uma indicação da intensidade da força das ondas. O segundo efeito é uma vibração vertical de baixa freqüência, que se estabelece quando o navio se inclina longitudinalmente sob o peso da água embarcada na proa, ao mergulhar nas ondas. O rumo e a velocidade do navio devem ser ajustados para que nem estes choques, nem estas vibrações sejam de grande intensidade.

      O que justifica a alternativa correta está numa parágrafo da pg seguinte 1645:

      O caturro também pode ser algumas vezes reduzido pela alteração de rumo, trazendo o mar para a bochecha, mas o movimento resultante da combinação do balanço e do caturro pode ser mais desconfortável e resultar em maior embarque de água. Contudo, esta ação pode ser essencial para evitar que a popa seja continuamente elevada fora da água, causando disparo dos hélices e, assim, possibilidades de avarias nos eixos, mancais e pás dos hélices.

      No entanto eu não encontrei esta questão em nenhum banco de questões do miguens. Voce lembra se foi no Miguens PRO ou no Basico? Acredito que esta questão possa ter sido eliminada em alguma atualização recente.

    • #4581
      rbdias
      Participante

      Muito obrigado, Fabio. Acabei não recebendo por email a notificação com a sua resposta e por isso a demora em responder.
      Confesso que quando fui procurar a resposta me atentei somente ao que vem na página 1644.
      A questão é oriunda de um banco de questões compartilhada através da internet.

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