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Home 2022 Fóruns PNA – Resistência ao Avanço Dúvida em uma das questões do DRAW FRICTIONAL

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    • #3386
      alessandro
      Participante

      Prezados

      A seguinte questão

      “NA TRANSIÇÃO ENTRE REGIMES DE FLUXO LAMINAR E TURBULENTO A VELOCIDADE CRÍTICA DIMINUI COM O AUMENTO DA TEMPERATURA”.

      consta que está VERDADEIRA

      porém da fórmula de velocidade critica Vc = 2000 x VISCOSIDADE RELATIVA / DIÂMETRO

      como diâmetro e 2000 são constantes, então Vc = f (VISCOSIDADE RELATIVA)

      por sua vez a viscosidade relativa seria VR = (“Mi”)/ (“Rô”).

      Mi = f (tensão cisalhante)
      Rô = massa / volume

      dessas variáveis apenas o volume se alteraria com o aumento de pressão, então se ele está no NUMERADOR da equação da VC, o correto não seria dizer que O AUMENTO DA TEMPERATURA AUMENTARIA A VELOCIDADE CRÍTICA ?

    • #3387
      fabio
      Mestre

      Essa foi a experiência do Reynolds. Num tubo, mantendo o fluido em velocidade constante, ele aumenta a temperatura até o sistema atingir velocidade crítica.

      Na sua fórmula de viscosidade relativa, creio que a unica coisa que varia é a tensão cisalhante, que diminui com aumento da temperatura. Mas não fui tão longe a ponto de estudar as fórmulas.

      Creio que é fácil visualizar que a viscosidade diminui com a temperatura. (como acontece no óleo do carro por exemplo)

    • #3395
      alessandro
      Participante

      obrigado

    • #3396
      alessandro
      Participante

      Senhores, encaminho abaixo mais dúvidas do mesmo draw

      Duvida 1

      A CAMADA LIMITE EXISTE ATE A REGIÃO ONDE O FLUXO NÃO É MAIS INFLUENCIADO PELAS PRESSOES “NORMAIS” AO CASCO

      – O erro dessa questão é “NORMAIS”?? Se fosse “CISALHANTES”estaria correto??

      Duvida 2

      A RESISTÊNCIA FRICCIONAL DIMINUI 4% PARA CADA 10º C DE AUMENTO DE TEMPERATURA

      Consta que está certo, mas não seria 4% para cada 1º Celsius ???

      Duvida 3

      A resistência “friccional”contém toda força despendida para vencer a viscosidade da água

      Consta que está errado por que não considerou o ARRASTO DE FORMA. Mas o ARRASTO DE FORMA não está incluso no conceito de friccional ?? No inicio do material as resistências são divididas em 1- Friccional; 2 – residual; 3- AR.
      Se o ARRASTO DE FORMA não é residual, nem AR, só poderia ser friccional. Confere???

    • #3397
      alessandro
      Participante

      AH, uma sugestão

      por favor criem um espaço no forum para dúvidas de termos técnicos em ingles

      ajudaria bastante

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