Praticagem no Brasil

Home 2022 Fóruns PNA – Controlabilidade Controlabilidade

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2038
      Rodrigo Lopes Gaia
      Participante

      Fabio,

      BOM DIA!

      O PNA, conforme tradução realizada no slide 29 afirma que a maquina a ré tem importância predominante ao parar o navio de velocidades moderadas, mesmo em navios pesados.

      Isso não ocorreria somente em volocidades baixas, até 06 nós?

      Obrigado!

      Gaia

    • #2040
      fabio
      Mestre

      Gaia,

      Velocidades de 6 a 8 nós são consideradas “moderadas” pelo PNA. No porto de Santos e Rio, por exemplo, as velocidades máximas permitidas vão de 8 a 9 nós.
      O que mais importa ai é entender porque a máquina atrás não influência muito em velocidades acima disso, onde o fator resistência hidrodinâmica do casco é preponderante.

      abs,

    • #2043
      Rodrigo Lopes Gaia
      Participante

      valeu

    • #2122
      Marcelo Jaensch
      Participante

      Olá,

      Na questão 41(controlabilidade/interação), existe a seguinte questão:
      -Maneira prática de melhorar as qualidades de manobra do navio num canal é amarrar, com cabo de reboque, um rebocador na popa do navio.

      Ela é considerada verdadeira. Não seria correto afirmar que essa manobra é boa apenas para tornar o navio mais estável direcionalmente e pior para manobras?

      Course Keeping vs Turning Ability

      Obrigado!

    • #2205
      fabio
      Mestre

      Marcelo,

      Voce tem razão. Vou reformular esta questão.
      obrigado,
      Fabio

    • #2271
      rodrigop
      Participante

      Bom dia Fábio,

      Ainda relacionado ao tema ‘VELOCIDADE LIMITE’, os slides falam primeiro (sl19) que: “..até 6 nós não há vantagem do giro em relação ao crash stop..”, depois (sl23) que: “..o ruder cycling leva vantagem sobre o crash stop acima de 8 nós..”
      Mesmo entendendo que, como você disse: “O que mais importa ai é entender porque a máquina atrás não influência muito em velocidades acima disso, onde o fator resistência hidrodinâmica do casco é preponderante.”, ainda fico em duvida; se o examinador me perguntar, capciosamente, qual a melhor manobra para parar um navio a 07nos, o que responderia??

      Att

    • #2282
      Boo
      Participante

      Possivelmente ele falaria a respeito do espaço que o navio tem. Exemplo: se ele falasse que o navio estava em um canal estreito ou com a largura restrita, a melhor opção seria o rudder cycling, se ele falasse que não há restrição lateral a melhor opção seria o hard turn. Se ele nao falasse nada, ai eh prova da marinha mesmo que sempre deixa uma meia duzia de respostas possiveis =P

    • #2291
      rodrigop
      Participante

      ok boo, é por aí mesmo.

      queria confirmar, como disse lá no outro post, q o texto uma hora usa 06kn como referencia, depois 08kn.. isso me deixou meio confuso.. ms certamente uma questão desse tipo será contextualizada.

      abs

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.