Home 2022 Fóruns PNA – Controlabilidade Contradição entre PNA e SHFM

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #2359
      fabio
      Mestre

      Elton,

      Voce tem razão. A frase “Ship carries her way longer in shallow water” , na fig 1-7 da pg 18 do livro SHFM, se refere na verdade a máquinas paradas. Portanto não há contradição entre os livros.

      A contradição está portanto dentro do próprio PNA, devido ao trabalho de Inoue, sobre o qual temos apenas uma frase transcrita no livro, sem indicação do método usado para obter tal resultado.

      Vou corrigir os vídeos, e por maioria esmagadora fica prevalecendo a versão de que águas rasas não mudam o head reach ou a stopping distance.

    • #2360

      Já que estamos falando em shallow water, vamos fechar o balão neste tópico:

      stopping distance ou head reach (com máquinas atrás)
      Em geral, não existe tanta diferença de acordo com PNA e Shiphandling
      De acordo com o PNA, a briga é entre os fatores:
      Inércia+Added Mass versus Resistência+Potência do Propulsor

      loss of headway (sem máquinas), uma espécie de coasting
      Navio avança mais, de acordo com Shiphandling e Tug Use In Port (explicado pela Virtual Mass que é Massa do Navio + Massa Adicional, e alinhado com o PNA)
      Neste caso, como temos a ausência do propulsor no jogo, em águas rasas, com maior massa adicional, o navio vai mais longe!
      Vale só citar que com propulsor “travado”, a distância de parada no Coasting diminui de 2 a 4 vezes (PNA).

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.