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Home 2022 Fóruns Rebocadores Portuários (Tug Use in Port) Capabilities e Limitations II

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    • #2864
      Boo
      Participante

      Boa noite.

      Verificando os slides do Capitulo Capabilities e Limitations II, no slide 7 tem uma figura que mostra uma posição em que um rebocador convencional com cabo passado na proa pode, em tese, guinar o navio sem aumentar a velocidade dele. Pergunto: O rebocador na posicao da figura, não está em uma posição ineficaz, possivelmente ocasionando o efeito Coanda?

      Ainda sobre essa figura do slide 7, é por causa dessa posição do rebocador que este item do slide 48 foi apontado como falso?

      “O rebocador com cabo passado na proa é capaz de gerar grandes forças de governo no navio apesar de invariavelmente aumentar sua velocidade”

    • #2865

      Olá!

      A posição da figura do slide 7 poderia ser considerada pouco eficaz ou até mesmo ineficaz. Mas isso dependerá do “Centro de Pressão” que poderá estar próximo de meia-nau com o navio parado ou estar próximo da proa com o navio com bom seguimento avante. Veja que nesse slide, deixa-se que claro que o navio está com “velocidade muito baixa”. Logo, o rebocador pode sim conseguir governar com certa eficácia.

      Analisando a figura do slide 7, vemos que o ângulo do cabo de reboque está “dizendo” para ré o que colaborará para não gerar velocidade para vante no navio. Esta é uma posição diferente do reboque com cabo passado na proa tradicional (ex: slide 8).

      Em relação ao efeito Coanda: nessa figura, a máquina do rebocador está próxima do costado do navio, mas um pouco longe da roda de proa do navio. Logo, o fluxo contornar a proa e diminuir a pressão do outro bordo ficaria um pouco difícil, ainda mais se lembrarmos que esse navio tem algum seguimento avante.

      Em relação à ultima frase, ela tem relação com a figura do slide 8 e não do slide 7.

      Sds.

      Renato

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