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Home 2022 Fóruns PNA – Controlabilidade Camber / camberline

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    • #1805
      ajgurgel
      Participante

      Fábio,

      Fiquei com dúvida na seguinte palavra: CAMBER / CAMBERLINE.

      Já a vi em controllability, quando estudando lemes e também em propulsion.

      entendi grosseiramente que seria tipo uma linha de eixo, ou seja, para o leme seria o plano diametral, onde o camber teria a dimensão da corda; e para a pá do propulsor seria a linha que liga o meio de cada corda, do bosso a ponta ?

      Essa duvida aumentou quando esses dias tava resolvendo uma questão sobre leme, que tinha o seguinte item:

      “O leme é um hidrofólio com CAMBER ZERO, pois deve ser igualmente capaz de produzir sustentação em seus dois lados”.

      Apesar de não ter esse conceito bem claro, entendi como camber zero, o fato do plano diametral do leme não ter curvatura, enquanto que para a pá do hélice o camber possui curvatura e por isso não é zero …

      enfim, não sei se estou tendo o entendimento correto disto…
      pode clarear isto pra mim.

      Valeu,
      Antônio.

    • #1806
      fabio
      Mestre

      Antonio,

      Camber zero deve significar que é simétrico, como um leme.
      Quem fez essa questão? Está no material da sierra?
      abs,

    • #1807

      Antonio,

      No geral, seu raciocínio está correto. Poderíamos chamar CAMBER de “arqueamento”.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Camber_%28aerodynamics%29

      Abs.

    • #1808

      Segue uma definição:

      “(aerospace engineering) A line on a cross section of a wing of an aircraft which is equidistant from the upper and lower surfaces of the wing”

    • #1809
      ajgurgel
      Participante

      Não está no material da Sierra. Não sei a fonte. Na questão este item que citei aparece como verdadeiro. Acredito que pela simetria do leme, devido a necessidade de oferecer lift nas duas direções. Olhando a figura do link, acho que no caso do leme o upper camber e o lower camber são iguais devido a necessidade de fornecer lift para BB e BE. Já para a asa de avião não, pois não há simetria…

      O desenho contido no link que vc enviou dá uma clareada. Pela figura achoq que a camberline é a linha diamentral e o camber é a distância desta linha a superfície do hidrofólio. No caso do leme a diferença seria zero.

      Obrigado,
      Antônio

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