Home 2022 Fóruns PNA – Propulsão Axial Inflow Factor x Rotational Inflow Factor

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    • #2540
      fabio
      Mestre

      Felipe,

      O ganho de velocidade ocorre metade antes, metade depois do disco atuador. Até aqui voce está indo bem.

      Sobre a perda de rendimento por causa da velocidade angular, aí voce está misturando as coisas. Cuidado com isso, não se perca em idéias que não fazem parte do PNA. Velocidade angular e velocidade linear não se misturam na teoria. Velocidade angular nesse caso é energia jogada fora, só isso.

      Outra coisa, não faz sentido falar em perda de rendimento antes e depois do disco. Rendimento não é uma grandeza vetorial como a velocidade. Rendimento é apenas uma fração matemática que indica quanto de energia foi desperdiçada.

    • #2542
      ldeg
      Participante

      Olá Fábio,
      Estou com dúvida quanto à definição de coeficiente de carga do propulsor. O termo é muito citado mas não há uma explicação exata do que é.
      Pelo que estudamos, um rebocador tem alto coeficiente de carga porque exerce um empuxo alto a pouquíssima velocidade ao contrário de uma lancha por exemplo.
      Poderia explicar melhor com exemplos? Teria alguma relação com o área das pás e o empuxo que exerce?
      Obrigado,
      Leonardo

    • #2544
      fabio
      Mestre

      Ideg,

      Existem várias formulas matemáticas que definem o Coef. de carga. A mais complexa usa área, empuxo, densidade, velocidade. A mais simples explica a carga apenas em função das diferenças de velocidade do fluxo e do navio.

      Na prática, quanto mais o hélice acelera o fluxo, maior o coef. de carga.

      Com isso em mente, veja novamente os slides, os hotspot, escute os audios. Se ainda assim nao ficar claro, fique a vontade para perguntar novamente, pois o conceito é muito importante.

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