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Home 2022 Fóruns PNA – Propulsão Axial Inflow Factor e eficiencia

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    • #5954
      leandro.ulbricht
      Espectador

      Bom dia!

      Na Blade Element Theory, o axial inflow factor contribui para aumento da Va, ou seja, diminuição do angulo de ataque. Dessa forma o propulsor trabalha menos carregado e tem uma maior eficiencia:
      No=T.Va/2pinQ.

      Ja na Momentum Theory o axial inflow factor reduz a eficiencia na medida que cresce: NI=1/(1+a) ou
      NI=(1-a’)/(1+a). Em seguida quando define CT relaciona o aumento de Va com a redução do CT(Thrust Loading Coefficiente) e por consequencia o aumento da eficiencia NI.

      Essa diferença de analise na eficiencia se deve ao fato de nessa primeira definição de eficiencia da Momentum Theory ele não ter considerado a area do propulsor e estar analisando apenas do ponto de vista em que o aumento de energia cinetica no fluido causa perda de energia e diminuição da eficiencia?

    • #5956
      fabio
      Mestre

      Leandro,

      São teorias diferentes, acho que voce está misturando as coisas. Eu não entendi muito bem o sentido da sua análise, mas vou tentar traduzir o sentido dos dois primeiros paragrafos para o que eu entendo dessas duas teorias:

      – Na blade element, demonstra-se que o aumento de Va dimuniu o ângulo de ataque, diminui a carga no propulsor e assim aumenta a eficiência, se todas as outras variáveis permanecerem iguais.

      – A teoria do momentum demonstra que a eficiência é inversamente proporcional à aceleração que o disco atuador impõe ao fluxo, se todas as outras variáveis permanecerem iguais.

      Acho que o que deve estar confundindo voce é a premissa “todas as outras variáveis permanecerem iguais”. São teorias diferentes, variáveis diferentes. Modelos matemáticos não explicam todas as possiblidades, mas apenas a relação entre variáveis dentro do modelo. Voce está falando de dois modelos diferentes.

    • #5957
      leandro.ulbricht
      Espectador

      ok Fabio

      Citei a Blade element apenas para apontar a relação entre aumento de Va e aumento da eficiencia. na verdade meu intuito não foi comparar as 2 teorias.

      A Momentum diz exatamente o contrário em um primeiro momento, conforme vc disse, a eficiencia ideal(NI) é inversamente proporcional a aceleração que o disco impõe ao fluido, ou seja, aumenta a velocidade do disco em relação ao fluido (Va) e diminui a eficiencia. E em um segundo momento um pouco adiante ela define CT(Thrust load coef) que é inversamente proporcional a Va e relaciona NI de forma inversa com CT ,ou seja, maior Va maior NI (Maior velocidade em relação a agua maior eficiencia, como na Blade). Ou seja, na mesma teoria, a momentum ora fala que aumento de Va reduz a eficiencia ora fala que aumento de Va aumenta a eficiência. pg 133 do livro

    • #5958
      fabio
      Mestre

      Leandro, Va é uma coisa, inflow factor é outra.

      Va é a velocidade do navio, velocidade de avanço em relação a água.

      Inflow factor é quanto de aceleração o disco atuador impõe sobre a velicidade inicial Va. Se Va é 10 nós, e a água passa pelo disco a 12 nós, o inflow factor é 0,2.

      Vejo várias formulas na pg 133. Uma relaciona eficiencia com inflow factor apenas, n= 1/(1+a). Outra delas relaciona o Ct com inflow factor, Ct/2=(1+s/2)s, onde s=2a. Portanto “n” é inversamente proporcional a “a”, e “a” por sua vez é diretamente proporcional a “Ct”. Assim “n” também tem que ser inversamente proporcional a “Ct”. Todas essas 3 variaveis são adimensionais. Isso é a conclusão da teoria. A história acaba aí.

      Va não é uma variável adimensional. A fórmula que relaciona “Ct” com “Va” tem também “T” (thrust) e outras variáveis, Va e T variam junto, enfim, eu não entendi a sua colocação quando diz :”ou seja, maior Va maior NI (Maior velocidade em relação a agua maior eficiencia, como na Blade)”. Não existe essa relação na teoria do momentum. Não é possível relacionar eficiência com Va por essa teoria de forma cartesiana como voce está colocando.

    • #5959
      leandro.ulbricht
      Espectador

      Ok Fabio obrigado

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