Praticagem no Brasil
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    • #3156
      Mário Barbosa
      Participante

      Bom Dia

      Prezados,

      Na página 39 da Publicação Rebocadores Portuários cita o seguinte no item 1.2.4 – ARRASTO TRANSVERSO.
      “Enquanto numa manobra tradicional o rebocador direcionaria seus propulsores para vante com toda força, no arrasto transverso os propulsores são direcionados transversalmente para fora”.

      Eu achei duvidoso quando o Autor fala em direcionar os propulsores para VANTE e aplicar máxima força. Acho que assim o rebocador não exerceria tração no cabo e sim abalroaria no navio à sua frente.
      O correto não seria direcionar o propulsor azimutal para RÉ e aplicar máxima força ?

      Sds,

      Mário Barbosa

    • #3177

      Olá Mario,

      Está tudo certinho.

      O uso do ARRASTO TRANSVERSO serve para ajudar na parada do navio. A forma tradicional seria direcionar os propulsores (fluxo de água) para vante, fazendo com que o rebocador vá a ré, ajudando na parada do navio.

      Sds.

      Renato

    • #3491
      otimoneiro
      Espectador

      Olá, Renato,

      uma pequena dúvida..

      esse “arrasto transverso” citado no Rebocadores Portuários é a mesma coisa do “Reverse Arrest Mode” citado no Tug Use in Ports?

    • #3493
      otimoneiro
      Espectador

      Não havia lido o que estava escrito logo em seguida no TUIP, acerca do Transverse Arrest Mode. Acho que este sim se equipararia ao arrasto transverso, certo?

    • #3501
      pirata
      Participante

      É isso ai timoneiro, arrasto transverso = transverse arrest!

      Só uma dúvida Renato, quando o autor fala em “direcionar os propulsores” isso significa “direcionar o fluxo da água”?

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