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wtlcampo

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: Simulado 25 Q – Rebocadores portuários #4804
    wtlcampo
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    Obrigado pelo feedback. Esta é a vantagem de fazer exercícios. Quando a gente só lê o texto, muitos detalhes passam desapercebidos!

    em resposta a: Simulado 25 questões #4788
    wtlcampo
    Participante

    Entendo que a segunda sugestão seja de difícil implementação e, a meu ver, é menos importante.

    Parece-me, contudo, que a mudança para implementação da solução 1 seja mais direta e, com certeza, vai deixar a ferramenta mais útil, principalmente para aqueles que, como eu, por força de alguma demanda de filhos, têm que parar os exercícios no meio do caminho por algum tempo antes de retomá-los. Quando isso ocorre, muitas vezes sou obrigado a iniciar do zero um novo teste, o que é bem inconveniente..

    em resposta a: Simulado 25 Q – Normam 08 #4787
    wtlcampo
    Participante

    Obrigado!

    em resposta a: Problema barra de rolagem #4786
    wtlcampo
    Participante

    No dia que apareceu o problema resolvi somente exercícios do simulado 25Q e o problema apareceu somente nos quadros azuis.A barra de rolagem do enunciado das questões estava ok. Depois disso, não acessei mais o quiz engine.

    Abs,
    William

    em resposta a: Simulado 25 Q – Normam 08 #4760
    wtlcampo
    Participante

    Aliás, a alternativa B também está incorreta, de acordo com versão mais recente da N8…

    wtlcampo
    Participante

    Valeu! Ficou claro agora. Não tinha me tocado que o navio estava dando à ré. De fato, o texto fala que a manobra começa com a parada do navio à frente do ponto de atracação. Com o navio com seguimento à ré em relação à água, faz sentido o leme para bordo do cais para encostar a popa.

    Obrigado!

    em resposta a: ARTE NAVAL – CAPÍTULO 12 (atracar com maré parada) #4713
    wtlcampo
    Participante

    Pequena correção no que escrevia acima: …ao mesmo tempo que a popa era puxada pela espia para BE, ao invés de BB.

    em resposta a: ARTE NAVAL – CAPÍTULO 12 (atracar com maré parada) #4712
    wtlcampo
    Participante

    Legal. Agora acho que ficou claro.

    Estava imaginando que a proa já estava junto ao cais e se estava dando leme para a BE ao mesmo tempo que a popa era puxada pela espia para BB, o que não faria sentido (espia estaria brigando com o leme). Por isso imaginei o leme para BB para ajudar o esforço que se fazia na espia.

    Mas não era isso. Lendo a sua explicação e o texto do AN novamente entendi o seguinte: O navio estava paralelo ao cais mas ainda um pouco afastado. Então para aproximar a proa dá-se leme para BE e palhetadas com o motor (nesta hora ainda não se está fazendo força na espia à ré). Uma vez que a proa esteja junto ao cais, puxa-se a popa em direção ao cais pela espia para finalizar a atracação.

    Obrigado!

    em resposta a: Normam 26 – Geração da imagem do tráfego #4680
    wtlcampo
    Participante

    Obrigado!

    em resposta a: Simulado 25 questões – Rebocadores portuários #4678
    wtlcampo
    Participante

    Obrigado!

    em resposta a: Quiz Pro – SMCP #4623
    wtlcampo
    Participante

    Fabio,

    Acho que não fui muito claro em minha primeira mensagem.

    Quando se pergunta “Do you have a single propeller?”, a resposta pode ser, conforme o caso, “Yes, I have a single propeller” ou “No, I do not have a single propeller”.

    O que está me incomodando é o fato de o termo “Yes” ter sido suprimido da resposta da alternativa E. Não encontrei abertura no SMCP para permitir esta supressão. Pelo contrário, o SMCP me pareceu bastante claro sobre não aconselhar esta prática.

    O item 4 da página 14, que trata especificamente de respostas, é bem direto. Para pergunta cuja resposta seja afirmativa ou negativa, a palavra Yes (ou No) tem que ser usada seguida da resposta completa.

    Portanto, estariam em desacordo com o SMCP tanto (1) responder somente Yes (ou No) sem qualquer complemento, quanto (2) suprimir o Yes/No.

    Por certo, se a pergunta não for do tipo que demande resposta afirmativa ou negativa, então, obviamente, não fará sentido usar Yes/No. Exemplo: “Do you have single propeller or twin propellers?”, cuja resposta poderia ser “I have a single propeller”.

    Porém, a pergunta da alternativa E é do tipo que requer resposta afirmativa ou negativa (Yes or No). Neste caso, parece-me que o SMCP é bem taxativo: Deve-se usar Yes/No seguido da resposta completa (Yes/No…followed by appropriate phrase in full).

    Entendo que na prática, provavelmente o Yes/No possa ser suprimido quando respondendo perguntas que requeiram respostas afirmativas/negativas. Porém, o enunciado da questão pede para se obedecer rigorosamente ao SMCP. Neste caso, parece-me que o Yes não poderia ter sido suprimido como feito na alternativa E.

    Se eu estive cometendo algum erro de interpretação deste trecho da SMCP (4 Responses – pág. 14) gostaria de ser alertado.

    Voltando à necessidade de ser objetivo numa prova e, na falta de uma alternativa perfeita, tentar encontrar a mais correta, fiquei em dúvida entre a D e a E. Por que a E estaria mais correta que a D?

    Abs,
    William

    em resposta a: Quiz Pro – BTM #4615
    wtlcampo
    Participante

    Obrigado novamente!

    em resposta a: Quiz Pro – BTM #4601
    wtlcampo
    Participante

    Obrigado pela resposta!

    Aproveitando o gancho…
    Para AIS existe também alguma norma que substitui ou amplia a IMO – Resolução No A.917(22) que deva ser estudada?

    Abs,
    William

    em resposta a: Quiz avançado – PNA resistência #4539
    wtlcampo
    Participante

    Obrigado.

    em resposta a: Quiz avançado – PNA resistência #4534
    wtlcampo
    Participante

    Obrigado pela resposta.

    Não tinha me ocorrido que merchant ships são low speeds. Para tirar a dúvida, calculei o Fn para um navio com velocidade de cruzeiro de 20 knots e comprimento de 150 m (não tenho muita familiaridade com o tamanho de navios, mas me parece que este seria um navio razoavelmente pequeno) e obtive o valor Fn=0,27, portanto menor que o 0,3 que o PNA define como o valor em que o navio começa a trimar pela popa. Para navios maiores o Fn seria ainda menor, reforçando a afirmação que merchant ships são low speed.

    Dessa forma, para um merchant ship, a alternativa II estaria correta. Valeu!

    E quanto a alternativa I? Será que o trim pela proa não vai gerar mais resistência, já que, como escrevi, deixa a proa mais rombuda (fuller), o que deve aumentar o arrasto de fricção e de forma?

    Abs,
    William

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