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Study Pelipe

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: Transits X Leading Lines #3560
    Study Pelipe
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    Maravilha, acho que entendi.

    O que causou uma certa confusão é o que está escrito na Pg. 32.

    “Leading lines are often shown on charts. In this case the transit printed on the chart is a track line to be followed…..”

    Ou seja, nem sempre uma Transit cartografada é uma leading line é isso?

    em resposta a: navio SOLAS – transmissão e recepção de MSI #3549
    Study Pelipe
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    Boa noite Eduardo,

    Entendi da seguinte forma, as MSI englobam ( Aviso aos navegantes + Mensagens SAR + Avisos Meteorológicos ) o avisos aos navegantes estão diretamente ligados a segurança da navegação, por exemplo, se tratando do SMM esta previsto que o navio deve ser capaz de transmitir três tipos de mensagens MAY DAY/PAN PAN/SECURITÉ, logo estão transmitindo uma MSI. Um dos 9 critérios do GMDSS prevê que o navio prevê que o navio deve ser capaz de transmitir e receber mensagens de segurança a navegação (MSI) e no caso do MAY DAY e PAN PAN acredito se tratar de uma SAR, transmitir e receber mensagens da cena de ação, transmitir e receber mensagens SAR por pelo menos dois meios distintos, para criar uma redundância, por exemplo. No caso de avisos meteorológicos não sei se, se enquadra como MSI mas também está previsto o envio de mensagens SHIP, que tem o objetivo de ajudar o CHM a reiterar as informações que são divulgadas ou serão divulgadas nos próximos METEOROMARINHA.

    A LAR ( lista de aux. RÁDIO ) fala apenas do SMM, não sei se você esta com isso na cabeça mas MSI trata da segurança a navegação o SMM é apenas um vetor, para transmissão e recepção desse tipo de mensagem, outro serviço que pode nos trazer esse tipo de mensagem é o INMARSART (nos permite enviar e receber mensagens) via SAFETY NET , e o COSPAS-SARSAT que no meu entendimento também transmite uma vez que a finalidade dele é enviar uma mensagem em caso de DISTRESS via EPIRB que na minha opinião também é uma mensagem de Socorro e Resgate.

    Abraço.

    Se os professores puderem comentar agradeço, pois acho que é mais ou menos isso.

    • Esta resposta foi modificada 5 anos, 2 meses atrás por Study Pelipe.
    • Esta resposta foi modificada 5 anos, 2 meses atrás por Study Pelipe.
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    em resposta a: Dúvida sobre visibilidade #3548
    Study Pelipe
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    Boa tarde,

    Realmente timoneiro, acabei de procurar aqui e o que a publicação diz na página 61 item 3.1. É que uma névoa úmida, tem a aparência de um nevoeiro MÚITO fraco e não fraco como abordado na alternativa B da questão.

    Logo nesse caso as três afirmativas estão corretas, acho que a única questão que torna a C a mais correta para a questão, é o fato de ser a situação em que a visibilidade fica mais prejudicada e restrita.

    Também iria de C, sem dúvidas.

    Abraço.

    em resposta a: Dúvida sobre visibilidade #3523
    Study Pelipe
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    Boa noite Pereira,

    Os 500m não tem nenhuma relação com as informações da historia contada sobre o piloto tentando estimar a visibilidade.

    O que de fato importa são as afirmativas feitas, que estão no livro. Onde o autor relaciona o fenômeno com a condição de visibilidade, durante o fenômeno.

    Olhei aqui o Livro da uma olhada na página 61 e 62 tenho certeza que você vai captar.

    E pegando o gancho gostaria de saber porque a alternativa “A” também não é apontada como opção correta?

    Abraço.

    • Esta resposta foi modificada 5 anos, 2 meses atrás por Study Pelipe.
    em resposta a: Dúvida sobre visibilidade #3520
    Study Pelipe
    Participante

    Perdão Pereira.

    Entendi, eu acho,rs…

    Bom, de cara a B é uma afirmativa incorreta, o livro diz que apenas o nevoeiro reduz a visibilidade para menos de 1km. O nevoeiro fraco (como mencionado) é comparado a uma névoa úmida, que de acordo com o autor reduz a visibilidade para uma distância entre 1 e 2 km. Então isso já invalida a B.

    O autor também diz que em uma condição de chuvisco forte, ocorre uma redução da visibilidade para menos de 500m. Alternativa correta.

    E o que a questão pergunta é de que modo o autor relaciona o fenômeno com a visibilidade, no livro. Segundo o autor para cada fenômeno você tem determinada degradação na visibilidade, e ele faz essa relação. Vejo que essa relação é feita de modo totalmente empírico, pois não acho que isso seja regra, mas é o que está escrito.

    Agora ficou outra duvida pro pessoal da sierra responder. A alternativa “A” também está correta.
    segundo o autor “A chuva normalmente não reduz a visibilidade para menos de 1500 metros.”
    então não seria a C a única alternativa correta.

    Espero que tenha ajudado.

    • Esta resposta foi modificada 5 anos, 2 meses atrás por Study Pelipe.
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    em resposta a: Questões de TUG do Quiz #3516
    Study Pelipe
    Participante

    Renato, boa tarde.

    Na questão onde você fala sobre a seguinte afirmativa.

    “‘Flanking rudders’ são instalados ante a vante do hélice, melhoram o governo a ré, especialmente nos rebocadores de 2 hélices”

    Não lembro se o TUP fala sobre isso desse modo, mas, o livro do Fragoso e Cajaty, faz essa observação sobre melhorar o governo ESPECIALMENTE nos convencionais de 2 hélices. Da mesma forma que melhora o governo em rebocadores de 1 ou 2 hélices.

    Fiquei com a pulga atrás da orelha pois sabia que tinha lido em algum lugar, sinceramente não lembro se o TUP faz a mesma afirmação, mas o REBOCADORES PORTUÁRIOS em muitos partes de um CTRL+C , CTRL+V do TUP.

    Não sei se o QUIZ abrange as duas bibliografias justamente por causa da redundância.
    Mas está lá no Rebocadores Portuários, página 16 ultima linha do parágrafo 3.

    Forte abraço.

    • Esta resposta foi modificada 5 anos, 2 meses atrás por Study Pelipe.
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    em resposta a: Dúvida sobre visibilidade #3514
    Study Pelipe
    Participante

    Boa tarde Pereira,

    O livro do Valgas é um pouco enfático com esses números e de acordo com a bibliografia.

    O Nevoeiro reduz a visibilidade a menos de 1Km e um nevoeiro denso, forte pode chegar a menos de 100m.

    No caso do nevoeiro fraco ele o compara a uma névoa úmida com umidade acima de 80% e segundo o autor reduz a visibilidade de 1 a 2 Km.

    Por isso nesse caso acredito que a resposta mais correta seja mesmo a letra C.

    Espero que tenha ajudado acho que não falei besteira, rs…..

    Forte abraço.

    em resposta a: LAT & LONG Média #3513
    Study Pelipe
    Participante

    Perdão fabio,

    Página 8, segundo parágrafo.

    em resposta a: Ondas MF, HF e VHF #3380
    Study Pelipe
    Participante

    Sem querer me meter mas já me metendo, rs.

    Outro fator interessante para se lembrar, sobre o assunto é o seguinte fato de que, além do fato ondas VLF e LF, serem de frequência baixa e por esse motivo seu comprimento maior, a camada D, a mais baixa da ionosfera é boa para refletir ondas longas com frequências baixas até 4MHz o que gera um efeito de duto e colabora para que esse tipo de onda atinja um longo alcance. A camada D é praticamente invisível para frequências mais altas, e no caso das MF em especial que tem seu limite em 4 MHz e camada D já não influencia tanto na reflexão.

    Nesses casos boa reflexão e boa propagação estão associados.

    em resposta a: Dúvida sobre questão de Navegação #3325
    Study Pelipe
    Participante

    Boa noite cleverson,

    Essa questão da pra fazer pelo modo algébrico ou geométrico (calunga).

    Nesse caso você só se confundiu com na hora de somar ou diminuir a Variação Total (DMG +ou- DAG),
    a VT continua sendo W nesse caso você deveria somar os 13°W ao RV de 45° e não subtrair, pois a VT W esta a oeste da referência nesse caso NV (Norte Verdadeiro).

    Espero ter ajudado,
    abraço.

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