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Hugo Marins Silva

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: Grupos de Aquaviários – Lagos x Lagoas #6069
    Hugo Marins Silva
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    Encontrei a seguinte diferenciação no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

    Lago
    1. Porção de água cercada de terra, sem comunicação imediata com um mar.

    Lagoa
    1. Lago que comunica diretamente com o mar.

    Seria isso? Caso seja, passa a fazer sentido a diferenciação dos grupos de aquaviários: os do primeiro grupo operam em águas interiores conectadas ao mar, ao passo que os fluviários operam em rios e lagos sem conexão com o mar, seria isso?

    em resposta a: Frequencia Natural #6008
    Hugo Marins Silva
    Espectador

    Fábio, você disse que fica mais fácil de acontecer ressonância se o hélice tiver skew.

    Se ocorre ressonância, “the unsteady forces and the associated unsteady stresses” serão maiores, é isso?

    Pelo menos é o que concluí da seguinte seção do PNA Vibration (p. 279):

    The coincidence of the natural frequency identified with some natural mode and the exciting frequency of some excitation component corresponds to a condition of resonance. At resonance, rigidity is counterbalanced by inertia and limitless vibratory amplification by the excitation is opposed only by damping, to first order. Since in ships, as in most engineering structures, damping is small, resonance is in general a condition that would be desirable to avoid.
    Unfortunately, resonances cannot be avoided.

    Caso seja assim, não entendo como isso se correlaciona com a seguinte frase do PNA (p. 185):

    Cumming used the method of Tsakonas to carry out calculations for a highly skewed propeller in the wake of a Series 60 ship. He concluded that a significant reduction of unsteady shaft forces could be obtained by a judicious choice of the amount of skew.

    E ainda (p. 184):

    (g) Skew. (…) Cumming et al (1972) mention the following advantages of properly designed highly skewed propellers:
    • Decrease in propeller-induced unsteady bearing forces and moments
    • Decrease in propeller-induced unsteady pressure forces

    Ora, se o skew aproxima a frequência natural da blade da frequência de excitação, causando ressonância, como pode ela ao mesmo tempo reduzir a vibração no casco e as unsteady forces?

    em resposta a: Efeito de Escala na Wave-Making Resistance #5950
    Hugo Marins Silva
    Espectador

    Caro Fábio,

    Ficou muito claro agora.

    No meu raciocínio, estava contemplando apenas o distúrbio simétrico de pressão, que deixando de ser simétrico com a redução do “slope” da popa, traria um componente longitudinal resistindo ao movimento.

    Mas me esqueci que existem mais 4 sistema para complicar a equação!

    Agora ficou muito claro.

    Obrigado pela excelente explicação!

    em resposta a: Efeito de Escala na Wave-Making Resistance #5725
    Hugo Marins Silva
    Espectador

    Fábio,

    Se Havelock, sobre os efeitos indiretos da viscosidade na Cw, propôs que “the after body was virtually lengthened and the aft end waterlines thereby reduced in slope, so reducing the after-body wavemaking“, entendo com isso que como a wavemaking no corpo de proa não é muito afetada, a resultante no sentido longitudinal contrária ao movimento, ou seja, a Rw, será maior pelo efeito indireto da viscosidade.

    Ora, se o PNA logo a seguir afirma que o efeito da viscosidade “will decrease with increased size”, fico com a impressão de que o efeito de escala seria no sentido de diminuir a Cw (já que o efeito da viscosidade é menor).

    A conclusão do PNA, contudo, é no sentido oposto:

    “the actual wave resistance is less than that calculated in a perfect fluid for Froude numbers less than about 0.35. This difference is partly due to viscosity, the effect of which will decrease with increased size, and Cw will increase with scale instead of being constant as assumed in extrapolation work.”

    Você pode me indicar qual é a falha no meu raciocínio?

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