fabiocduarte

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: Manobras testes e estabilidade dinâmica x direcional #2382
    fabiocduarte
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    Fábio

    Apenas ressaltando que por motivo de agenda não tenho acompanhado as aulas de PNA, caso já tenha discorrido sobre meu questionamento, durante as mesmas.

    Abs.

    Fábio Duarte

    em resposta a: Equipamentos de Reboque slide 41 #2319
    fabiocduarte
    Participante

    Ok Renato.

    Valeu.

    Fabio Duarte

    em resposta a: Rebocadores de Escolta #2318
    fabiocduarte
    Participante

    Ok Renato.

    Valeu pelas respostas.

    Fabio Duarte

    em resposta a: Áreas Marítimas de Operação #2287
    fabiocduarte
    Participante

    Olá Fábio.

    Realmente a frase do Erog me gerou confusão.

    Ponto chave perceber que Área A3 independe do HF, por definição! Passou batido!

    Quanto às Estações VHF DSC, a não citação no livro (Fala em 45 estações VHF na Renec, mas não cita o DSC), aliado à ausência de vivência prática, como leigo que sou, corroborou meu devaneio…rs.

    Tudo claro agora.

    Valeu.

    Abs.

    em resposta a: Áreas Marítimas de Operação #2265
    fabiocduarte
    Participante

    Olá Fabio.
    A citação está na página 110, sobre estações DSC.
    Nos anexos 16/17 e 18 nas páginas 170/171/172 mostram os estratos das estações em DSC. No Brasil, apenas as 3 estações em HF DSC.Não constam estações em VHF DSC.
    Sds.
    Fábio Duarte.

    em resposta a: Questão 2 simulado sabado #2252
    fabiocduarte
    Participante

    Valeu.
    Abs.
    Fábio Duarte

    em resposta a: Quiz Bollard Pull Requirements #2245
    fabiocduarte
    Participante

    Ultima questão do slide 18 na verdade né…Tem razão. Não tinha me atentado a isso. Mas a ordem dos fatores nesse caso altera o produto. Estou sem o livro no momento, para ver qual a frase ele usou nessa comparação.
    Fábio e Renato, algum comentário?
    Abs.

    em resposta a: Questão 3 Simulado #2232
    fabiocduarte
    Participante

    Bom dia Fabio.
    Obrigado pela resposta.
    Abs.
    Fabio Duarte

    em resposta a: Cap e Limit – Estabilidade Operacional sl 24 #2160
    fabiocduarte
    Participante

    ok. Valeu Renato.

    em resposta a: Naval Shiphandling – Dúvida questão #2124
    fabiocduarte
    Participante

    Que questão hein!
    De qualquer forma minha leitura tinha sido a mesma do Renato.
    Enfim…bora estudar…
    Abs.

    em resposta a: Dúvida Squat SFTM x SQUAT #2123
    fabiocduarte
    Participante

    Perfeito Renato.
    Valeu.
    Fábio Duarte

    em resposta a: Naval Shiphandling – Dúvida questão #2115
    fabiocduarte
    Participante

    Olá.
    Também fiquei perdido nessa questão. Para mim apenas I e V estariam corretas. Pelo menos é o que consta na tabela do SFTM, pag 15.
    A assertiva III no gabarito como correta não está errada? Entendo Headway como seguimento e não como rumo. Pode ser traduzido como rumo???
    E a V é tradução literal da tabela do livro.
    E Bow não é usado para parar ou reduzir a velocidade do navio. Assertiva III errada!
    Essa questão foi anulada?
    Abs.
    Fábio Duarte

    em resposta a: Dúvida Squat SFTM x SQUAT #2114
    fabiocduarte
    Participante

    Olá Renato.
    Mas é mais lógico pensarmos que durante o efeito de bank suction haja aumento do squat, não? Pela própria explicação hidrodinâmica do efeito de banco (aceleração do fluxo e redução da pressão, atraindo a popa e o navio de forma geral), que também explica o fenômeno squat. Embora não esteja escrito no SFTM! Ou estou equivocado no raciocínio?
    Abs e obrigado pela resposta.
    Fábio Duarte

    em resposta a: Slide 21 Capitulo Capabilities and Limitations I #2055
    fabiocduarte
    Participante

    A perfomance seria diminuida , então , pela questão da diminuição na segurança.
    Obrigado.
    Abs.

    em resposta a: Slide 21 Capitulo Capabilities and Limitations I #2037
    fabiocduarte
    Participante

    Olá Renato. Obrigado pela resposta.
    Na verdade continuo em dúvida. O trator no método indireto, possui ponto de reboque na popa e CP ante a ré da meia nau, ou até mais a ré, pois está com o fluxo hidrodinâmico pela popa e não transversal,não é? Se eu trago esse ponto de reboque lá da popa mais para vante do rebocador eu não estou diminuindo a distância entre o CP e o ponto de reboque? Isso não melhoraria a performance, apesar de diminuir a segurança?
    Abs.
    Fábio.

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