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Responder a: Efeito de Escala na Wave-Making Resistance

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#5739
fabio
Mestre

Hugo,

Primeiro o seu raciocínio: “entendo com isso que como a wavemaking no corpo de proa não é muito afetada, a resultante no sentido longitudinal contrária ao movimento, ou seja, a Rw, será maior pelo efeito indireto da viscosidade.”

Nao afeta muito a proa mas afeta a popa. Existem 4 pontos de origem das ondas, a proa é talvez o principal, mas não é o único. Se diminui as ondas da popa pode dimunuir a Rw também, tudo vai dependader da interferência entre os sistemas (ou da defasagem entre eles).

Agora vamos abordar a conclusão do PNA. Peço a voce que também dê uma olhada nos slides 3.23 e 3.24 do material didático do PNA Resistência, onde discorremos bastante sobre este assunto.

O que entendo da frase “the actual wave resistance is less than that calculated in a perfect fluid for Froude numbers less than about 0.35. This difference is partly due to viscosity, the effect of which will decrease with increased size, and Cw will increase with scale instead of being constant as assumed in extrapolation work.” é o seguinte:

– o “extrapolation work” é um malabarismo matemático para tentar prever a resistência total do navio a partir de um modelo. Este procedimento conduz a um resultado aproximado. Não tem como calcular com precisão, pois não é possível isolar precisamente os fatores Rf e Rw. Por outro lado, sem isola-los não é possível calcular.

– no tal “extrapolation work” assume-se que a viscosidade não interfere na Rw, e portanto Cw se manteria constante. Isso não é bem verdade, e agora vem a sua dúvida. A viscosidade dimunui mais o Cw do modelo do que o Cw do navio, portanto o Cw do navio será na verdade maior que o do modelo extrapolado, ou em outras palavras “will increase with scale instead of being constant as assumed in extrapolation work.”